Notícia
Internacional
Serpro apresenta solução de embarque ágil e seguro em evento global de aviação no Canadá

O Serpro, maior empresa pública de inteligência em governo digital e tecnologia da informação do hemisfério sul, será um dos destaques da ICAO Innovation Fair 2025, nos dias 21 e 22 de setembro, em Montreal, no Canadá.
A estatal vai apresentar sua experiência no setor aéreo com o Embarque + Seguro, solução de embarque com reconhecimento biométrico para aeroportos brasileiros, e com o Sisbraip, sistema que utiliza um motor de inteligência para integrar informações de passageiros e produtos, reforçando a fiscalização e a segurança nos fluxos de viagem no Brasil. A grande novidade será o lançamento da plataforma Travel Intelligence System (TIS), produto formatado especialmente para o mercado internacional e totalmente alinhado com os objetivos estratégicos da ICAO Organização da Aviação Civil Internacional.
TIS: inovação brasileira para a aviação mundial
O Travel Intelligence System (TIS) nasce da inteligência desenvolvida pelo Serpro na criação de soluções já em operação nos aeroportos nacionais e incorpora novos recursos de análise avançada e interoperabilidade. “Trata-se de um ecossistema completo para transporte aéreo e mobilidade internacional, voltado a governos, autoridades aeroportuárias, aeroportos, companhias aéreas, operadores de transporte multimodal e organismos internacionais”, anuncia Maurício Paiva, gerente de Soluções Digitais para Infraestrutura de Transportes do Serpro.
Maurício vai abordar o TIS em um SkyTalk durante a 42ª Assembleia da ICAO, que tem início em 23 de setembro, um dia após o encerramento da ICAO Innovation Fair 2025.
Entre os diferenciais da nova solução, estão:
- Validação facial em milissegundos, eliminando a necessidade de documentos físicos no momento do embarque;
- Redução de filas e gargalos, com impacto direto no tempo de turnaround de aeronaves;
- Monitoramento proativo de riscos em imigração, saúde, agricultura e segurança;
- Dashboards preditivos e data lake para formulação de políticas públicas;
- Arquitetura de privacidade por design, aderente a GDPR, LGPD, CCPA e ISO/IEC 27001;
- Interoperabilidade multimodal, abrangendo aviação, portos, fronteiras terrestres e ferrovias.
“O TIS é um marco estratégico para o Serpro. Ele traduz a experiência que consolidamos no Brasil, um dos dez maiores mercados aéreos do mundo, com mais de 118 milhões de passageiros anuais. Nosso diferencial está na escala de operação de mais de 1.500 sistemas críticos de governo e no processamento de 750 bilhões de transações seguras por ano. Soma-se a isso nossa expertise em identidade digital e biometria, já aplicadas em operações reais de embarque e controle migratório, além do compromisso com a inclusão e a interoperabilidade, em sintonia com a visão da ICAO ‘No Country Left Behind’”, completa o gerente.
Painel sobre parcerias globais
Integrando a programação oficial da feira, no dia 22, a líder de Negócios para o Mercado Internacional do Serpro, Juliana Braz, será palestrante no Painel 4 “Strengthening ICAO’s Engagement with Stakeholders”. O debate vai abordar como o fortalecimento das parcerias entre Estados, organizações internacionais e setor privado pode acelerar a inovação na aviação e ampliar os benefícios para a sociedade.
"Demonstraremos como o Serpro, parceiro tecnológico do governo brasileiro, pode contribuir para a segurança e inovação na aviação civil internacional. Destacamos a importância da segurança de dados e da interoperabilidade de sistemas, que são fundamentais para a comunicação eficaz entre países e organizações. Nossa experiência com bases de dados e sistemas críticos no Brasil se aplica ao contexto global, reforçando a confiança na troca de informações", adianta Juliana.
A feira
Com o tema “Global Horizons: Inclusive Innovations for Aviation”, a ICAO Innovation Fair reunirá governos, organismos internacionais, empresas, academia e sociedade civil para discutir como a inovação na aviação pode apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e garantir que nenhum país fique para trás na construção do futuro da mobilidade aérea.
Durante os dois dias da feira, o Serpro também terá um estande, onde vai demonstrar as tecnologias que aprimoram a gestão no setor aéreo e a experiência dos passageiros no Brasil, e apresentar em detalhes o novo Travel Intelligence System (TIS). Especialistas da estatal estarão disponíveis para interagir, detalhar as soluções e dialogar sobre futuras parcerias.