Notícia
Gestão Pública
Como levar inovação e serviços digitais aos municípios brasileiros?

O Serpro participa do 40º Congresso Mineiro de Municípios (CMM), nos dias 6 e 7 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte, com um compromisso estratégico: contribuir para a transformação digital das cidades brasileiras. Durante o evento, a estatal de TI do governo federal apresenta o programa Prefeitura +Digital, desenvolvido em parceria com o Ministério da Fazenda, que oferece gratuitamente soluções para modernizar a gestão de pequenos municípios e aproximar os serviços públicos do cidadão.
O cenário reforça a importância da iniciativa: com 853 municípios, Minas Gerais é o estado com o maior número de cidades do país — sendo que 735 delas possuem até 30 mil habitantes, perfil diretamente contemplado pelo Prefeitura +Digital. Ao levar soluções tecnológicas gratuitas para esse público, o programa se alinha aos desafios reais das administrações locais, oferecendo ferramentas concretas para digitalizar serviços, otimizar recursos e melhorar o atendimento à população.
Cidades mais inteligentes: descubra no estande e na palestra do Serpro
Como parte da programação do CMM, o Serpro realiza, no dia 7 de maio, às 10h30, na Sala Central, a palestra “Como impulsionar a transformação digital no seu município”, apresentada por Guilherme Alvares, gerente de Negócio para Governo da estatal. Na ocasião, ele vai abordar tecnologias desenvolvidas para cidades de todos os portes e detalhar como o Prefeitura +Digital pode apoiar as administrações daquelas com até 30 mil habitantes.
O programa reúne um conjunto de soluções tecnológicas gratuitas, voltadas especialmente para municípios com até 30 mil habitantes:
- Cidades Gov.br – Plataforma integrada para gestão municipal e oferta de serviços digitais à população;
- SerproID – Identidade digital segura para acesso a serviços públicos;
- NeoSigner – Assinatura eletrônica com validade jurídica, agilidade e segurança;
- SerproMail – E-mail corporativo com alta confiabilidade e proteção de dados;
- Serpro+ – Ambiente de colaboração em nuvem para gestão e produtividade;
- Wan+ – Conectividade segura para aplicações hospedadas no Serpro.
“Queremos mostrar que a transformação digital está ao alcance de todos os municípios, inclusive os pequenos. O Prefeitura +Digital permite digitalizar processos, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cidadão – sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura”, explica Guilherme Alvares. As prefeituras interessadas em aderir ao programa têm até 30 de junho de 2025 para formalizar sua participação.
Durante o congresso, a estatal também estará com um estande na feira do evento, onde prefeitos, secretários e gestores municipais poderão conhecer de perto as soluções oferecidas e esclarecer dúvidas sobre o processo de adesão ao programa. Embora o destaque seja o Prefeitura +Digital, voltado às pequenas cidades, o Serpro apresentará um portfólio mais amplo, com tecnologias desenvolvidas para atender municípios de todos os tamanhos.
Ainda de acordo com o gerente de Negócio do Serpro, estarão em demonstração ferramentas que fortalecem a comunicação entre governos e cidadãos — como Avisa BR, Dialoga, WhatsApp Business e SerproBots —, bem como soluções voltadas à qualificação de dados e ao aumento da arrecadação, como Infoconv, b-Cadastros e PCad. “Recursos de segurança da informação, infraestrutura digital e apoio à gestão pública também compõem nosso portfólio, reafirmando nosso compromisso com a modernização e a eficiência das administrações municipais”, completa Guilherme.
Sobre o evento
Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso Mineiro de Municípios é reconhecido como o maior evento municipalista estadual do Brasil. A edição de 2025 deve reunir mais de 10 mil participantes, entre autoridades, gestores públicos e lideranças políticas, com foco no tema “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”.
A programação contempla palestras, workshops e painéis voltados à qualificação técnica e estratégica dos gestores municipais, incentivando a troca de experiências e o aperfeiçoamento das práticas de governo. Em paralelo, a tradicional Feira para o Desenvolvimento dos Municípios contará com mais de 400 expositores, reunindo instituições públicas, empresas e prestadores de serviços comprometidos com a inovação e o fortalecimento das administrações locais.