Notícia
Trânsito
Tecnologia pública movimenta o setor automotivo no Congresso Fenauto

Comprar, vender e administrar estoques de veículos seminovos e usados exige cada vez mais agilidade, segurança e informação confiável. Em um mercado competitivo e em constante transformação digital, processos burocráticos e cadastros manuais podem custar tempo e oportunidades. Durante o Congresso Fenauto 2025, em São Paulo, o público do setor pôde conhecer de perto as Soluções do Serpro para Trânsito e Mobilidade estão ajudando revendas, locadoras e frotistas a acelerar negócios com tecnologia pública, automação e acesso direto a dados oficiais do governo.
"A participação no evento foi uma oportunidade estratégica para reforçar nosso papel como parceiros do mercado automotivo de usados. O compromisso da empresa é levar inovação e soluções concretas para todo o ecossistema, ouvindo as demandas do setor e apresentando resultados que fazem diferença na operação dos nossos clientes", analisou Lucelia Matsumoto (foto), gerente de Negócio do Serpro.
Renave Usados
Na ocasião, também foi anunciado o início da operação do Renave Usados no estado de Minas Gerais, esta que é a solução da Senatran para controle e registro de estoque de estabelecimentos, que via agilizar, melhorar a segurança e diminuir os custos de transferência de propriedade.
A representante do Detran-MG, Marina Coimbra, destacou a importância desse avanço para o mercado automotivo do estado. “Com o Renave Usados, os cidadãos terão mais segurança, contando com transações totalmente auditáveis. Além disso, os estabelecimentos e concessionárias credenciados junto à Senatran receberão o selo ‘Compra Segura’, demonstrando que adotam as práticas corretas e regulamentadas pelo Renave”, explicou.
Para o gerente do Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, Diego Migliavacca, o Fenauto reforçou o reconhecimento do Renave como uma solução estruturante para o mercado. Segundo ele, a digitalização da compra e venda de veículos deixou de ser tendência e passou a uma necessidade do segmento. “Nesse cenário, o Serpro, como operador tecnológico da Senatran, atua de
forma decisiva ao ouvir o setor, incorporar feedbacks e estimular a ampliação da adesão de estados e empresas, garantindo evolução contínua do ecossistema”, afirmou.
Tecnologia para governos e empresas
O gestor de produto do Serpro, Luciano Fernandes (foto), também destacou a importância da presença da empresa no evento, pois pôde aproximar dados e processos governamentais da ponta da cadeia automotiva. “A Fenauto reafirmou que a evolução do Renave é fruto de uma construção conjunta, pautada na escuta ativa e na parceria sólida com o mercado. Esse diálogo estratégico direciona nossos esforços para o que realmente importa, transformar a experiência do cidadão. Assim, garantimos entregas que fortalecem a confiança e geram valor para todo o ecossistema”, disse.
De acordo com ele, o setor de seminovos e usados, tradicionalmente marcado por desafios de confiança, ganha novo fôlego quando conta com tecnologia pública validando transações e garantindo segurança jurídica. “O Serpro não é apenas um fornecedor de TI, mas viabilizador de um ambiente de negócios mais eficiente, que protege o patrimônio do lojista e melhora a experiência do consumidor final”, ressaltou.
Quais são as tecnologias desenvolvidas pelo Serpro para o setor automotivo?
As Soluções Serpro para Trânsito e Mobilidade são um conjunto de sistemas que automatizam processos, validam informações e conectam empresas às bases oficiais do governo, promovendo mais segurança, agilidade e inteligência na gestão de negócios automotivos.
Revendedores e locadoras podem evitar fraudes e validar dados com o Datavalid, que faz conferência biométrica e cadastral, e com o Vio, que autentica documentos de forma integrada aos sistemas das empresas.
Para quem compra e vende veículos, o Renave, já ativo em dez estados e em homologação em mais quatro, digitaliza o registro e a transferência de propriedade, eliminando burocracias e papeladas.
Gestores de frota contam com o e-Frotas, que concentra informações de veículos em tempo real, direto das bases da Senatran. O sistema emite documentos como o CRLVe e envia alertas automáticos sobre infrações e eventos de trânsito.
Complementando o portfólio, o Painel de Inteligência Veicular e a Plataforma de Inteligência de Negócios permitem acesso a dados oficiais, como CPF, CNPJ e informações de veículos, apoiando decisões estratégicas e prevenindo riscos.
Já para órgãos públicos, o Radar oferece um ambiente completo de gestão de fiscalização, com monitoramento de radares, câmeras e infrações em vias municipais e estaduais, reforçando a eficiência e a segurança nas operações de trânsito.
Quer conhecer cada uma das Soluções Serpro para Trânsito e Mobilidade? Acesse a página com todos as informações.
O congresso
Maior evento do setor automotivo voltado a seminovos e usados na América Latina, o 14º Congresso Fenauto 2025 ocorreu de 19 a 21 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo empresários, gestores de frota, fabricantes e fornecedores em busca de inovação, conectividade e oportunidades de negócio. Segundo os organizadores, mais de 100 marcas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços para as cerca de 15 mil pessoas que participaram dos três dias do evento.