Notícia
Experiência do Usuário
Experiência do cidadão e inovação tecnológica no setor público em foco

O Serpro participou do CX-Tech Summit 2025, evento promovido pela Amcham Brasil no dia 30 de setembro, no Clube de Golf, em Brasília. O encontro reuniu gestores, secretários e líderes do setor governamental para discutir como a tecnologia está transformando a experiência do cidadão na administração pública.
O evento abordou a premissa sobre o que antes era considerado inovação e que hoje se tornou exigência: desburocratização digital, decisões baseadas em dados e jornadas inteligentes como o novo padrão da gestão pública moderna.
CX como diferencial estratégico
A participação do Serpro foi representada por Sheila Antonioli, head of Customer Happiness da empresa, que integrou o painel de palestrantes ao lado de líderes como Marco Antonio Fragoso de Souza, Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), Milton Sampaio, gerente de TI da Secretaria Extraordinária para a COP 30, e André Negrisolo, senior Solution Consultant da Genesys.
Sheila levou ao encontro uma perspectiva prática de como a estratégia de CX tem sido aplicada para modernizar serviços públicos digitais, aumentar a satisfação do usuário e otimizar recursos governamentais. O Serpro é uma das referências do governo federal na aplicação de estratégias de Experiência do Cliente (CX) no desenvolvimento de soluções e no relacionamento com cidadãos e órgãos públicos.
Tendências e desafios do setor público
Na ocasião, foram debatidas as principais tendências em Experiência do Cidadão e Inteligência Artificial Generativa no setor público, o impacto dos dados em tempo real nas estratégias de atendimento governamental e ferramentas que estão elevando o nível das interações entre governo e sociedade.
Entre os temas em pauta estavam a automatização de processos para redução da burocracia, o aumento da eficiência administrativa e a implementação de chatbots inteligentes para atendimento 24/7 ao cidadão. O encontro proporcionou networking qualificado entre gestores públicos e acesso a cases de sucesso que demonstram como a tecnologia pode ser aliada na modernização de serviços essenciais.
"A experiência do cliente deixou de ser uma pauta exclusiva do setor privado para se tornar essencial na administração pública. Quando falamos de governo, estamos falando de cidadãos que precisam de serviços eficientes, acessíveis e humanizados. No Serpro, entendemos que cada interação digital é uma oportunidade de fortalecer a confiança do cidadão nas instituições públicas. Por isso, aplicamos CX não apenas como práticas de gestão, mas como compromisso com a qualidade dos serviços que entregamos à sociedade”, destacou Sheila Antonioli.
Sobre a Amcham Brasil
A Amcham Brasil, promotora do evento, é a Câmara Americana de Comércio para o Brasil e promove conexões entre mais de 180 mil executivos. A organização oferece conteúdo para o desenvolvimento de lideranças empresariais e atua na defesa de interesses em temas como competitividade, sustentabilidade, comércio internacional e investimentos. Com mais de 3.500 empresas associadas, a Amcham representa cerca de um terço do PIB brasileiro e 3 milhões de empregos diretos no país.