Notícia
Tecnologia
Serpro marca presença no maior evento de e-commerce do país

O Serpro consolidou sua presença no Fórum E-commerce Brasil, o maior evento do setor no país, ocorrido de 29 a 31 de julho em São Paulo, apresentando soluções inovadoras para as principais empresas do setor. Um dos patrocinadores do evento, a estatal mostrou como suas APIs de consulta a dados oficiais do governo podem revolucionar as operações do comércio eletrônico, oferecendo mais segurança, agilidade e confiabilidade aos processos empresariais.
Durante o fórum, o estande do Serpro recebeu centenas de visitantes interessados em conhecer as soluções de consulta ao CPF, CNPJ, Renda, Faturamento, Dívida Ativa, Nota Fiscal Eletrônica, Operações do Comércio Exterior e outros dados essenciais para validação de informações, prevenção de fraudes e otimização de processos.
Inovação para o mercado digital
De acordo com Vanessa Malandrin, gerente de Negócio do Serpro, as tecnologias apresentadas no evento atendem às demandas específicas do e-commerce, que exige velocidade e segurança nas transações. As APIs oferecem validações instantâneas de dados de clientes, verificação da situação cadastral de fornecedores e automatização de processos que antes demandavam tempo e recursos significativos.
"O e-commerce brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente e precisa de soluções robustas e confiáveis para sustentar esse crescimento", apontou Vanessa. "Nossas APIs oferecem às grandes empresas do setor a possibilidade de acessar dados oficiais com a máxima segurança e agilidade, reduzindo riscos operacionais e melhorando a experiência do cliente final", complementou.
O gerente de Negócio do Serpro, Breno Ribeiro, destacou que a participação no Fórum E-commerce Brasil representa um marco da expansão do Serpro no mercado privado, demonstrando como as soluções desenvolvidas pela empresa viabilizam e melhoram o ambiente de negócios no país. “Os produtos apresentados já são utilizados por grandes players do mercado, que encontram nas APIs do Serpro um diferencial competitivo importante, permitindo automatizar processos e dar maior celeridade neste cenário que envolve rapidez e tecnologia”, enfatizou.
Experiência personalizada
Além da apresentação de soluções tecnológicas, o Serpro promoveu também uma ação exclusiva a seus clientes, convidando empresas do segmento privado para uma experiência personalizada no estande. Esses clientes responderam à pesquisa de satisfação 2025 da empresa e foram sorteados para participar, junto com a estatal, do maior evento de e-commerce do Brasil.
Promovida pela área da Felicidade do Cliente do Serpro, a iniciativa possibilitou a escuta ativa das necessidades de cada empresa e a oferta de consultorias exclusivas para apresentar soluções tecnológicas que agreguem mais valor ao negócio do cliente. “O foco era identificar oportunidades de expansão e otimização das soluções já contratadas, garantindo principalmente a satisfação do cliente”, explicou Lucimar Cunha do time da Felicidade do Cliente no Serpro.
Rodrigo Benossi, CEO da FFGR Gerenciamento de Risco, um dos clientes convidados pelo Serpro, ressaltou o valor estratégico da parceria. "As APIs do Serpro são fundamentais para nossas operações no mercado. A qualidade e confiabilidade dos dados oficiais que acessamos por meio dessas soluções nos permitem oferecer melhores serviços e mais agilidade e segurança aos nossos clientes. Com o Datavalid, evitamos a ocorrência de fraudes e clonagem de documentos e o nosso negócio fica muito mais seguro", concluiu.
Liderança em soluções para e-commerce
A presença do Serpro no maior evento de e-commerce do país reforça seu posicionamento como fornecedora de soluções tecnológicas de alto valor agregado para o setor privado. A estatal tem se destacado como parceira estratégica no ecossistema de e-commerce nacional, oferecendo a infraestrutura tecnológica necessária para que empresas possam operar com segurança, eficiência e conformidade regulatória no ambiente digital. Confira todas essas soluções na Loja Serpro.