Notícia
IRPF 2025
Receita abre consulta ao primeiro lote de restituições do IRPF com valor recorde e suporte tecnológico do Serpro

A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Serão pagos R$ 11 bilhões a 6,2 milhões de contribuintes no dia 30 de maio — o maior valor já liberado em um lote inicial, segundo o órgão.
O lote inclui prioritários legais, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além de contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e receberam prioridade por também escolherem o PIX como forma de restituição.
A consulta pode ser feita a partir das 10h, por meio do portal da Receita Federal, na aba Meu Imposto de Renda, ou pelo aplicativo oficial disponível para tablets e smartphones. O sistema oferece tanto uma visualização simplificada quanto a consulta detalhada no e-CAC.
Suporte tecnológico do Serpro garante estabilidade até o fim do prazo
Com mais de 29 milhões de declarações enviadas até o momento, a expectativa da Receita Federal é receber 46,2 milhões até 30 de maio, data limite para a entrega. Isso significa que mais de 17 milhões de declarações ainda devem ser entregues nesta última semana.
Segundo Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, a estatal está pronta para absorver o aumento no volume de entregas nos últimos dias do prazo. “Desde o início da entrega até as 23h59 do último dia, mantemos salas de monitoração com equipes especializadas e ferramentas que asseguram a estabilidade e o desempenho do sistema, mesmo nos momentos de maior demanda”, destacou.
Responsável pelo desenvolvimento dos sistemas da Receita Federal, o Serpro também cuida da recepção e do processamento das declarações do Imposto de Renda. A estrutura tecnológica inclui testes de estresse e balanceamento automático de carga entre servidores. Isso assegura que o contribuinte consiga acessar a plataforma e enviar sua declaração com rapidez, mesmo em horários críticos. “Fazemos testes com milhares de acessos simultâneos para garantir que, na prática, ninguém enfrente lentidão ou instabilidade”, detalhou Ariadne.
Serviço
- Consulta ao primeiro lote: a partir de 23 de maio, às 10h
- Crédito bancário: em 30 de maio
- Prazo final para entrega da declaração: 30 de maio, às 23h59min59s
- Consulta da restituição: gov.br/receitafederal ou aplicativo Meu Imposto de Renda