Notícia
Nuvem Soberana
Nuvem de Governo oferecida pelo Serpro é um dos destaques na 9ª ExpoJud

A Nuvem de Governo soberana oferecida pelo Serpro, que garante o controle, segurança e privacidade de dados hospedados em data centers localizados exclusivamente no país, foi um dos destaques da última edição da ExpoJud. Considerado o maior encontro de tecnologia e inovação do ecossistema de justiça do Brasil, o evento foi realizado dos dias 14 a 16 em Brasília. A nona edição do evento reuniu cerca de três mil participantes, incluindo operadores do Direito, profissionais de TI e inovação, além de membros e servidores do poder judiciário.
“O objetivo da nossa apresentação foi levar ao público a uma reflexão sobre questões de soberania digital e as soluções possíveis para impedir que o Estado Brasileiro se torne refém de momentos geopolíticos conturbados, como o o que vivemos neste momento”, explicou Carlos Marques Hill, gerente da área de nuvem do Serpro e responsável pela palestra reservada à estatal de TI do governo federal.
Futuro Digital
Segundo Hill, diversos países estão seguindo estratégias similares às adotadas no Brasil em uma busca global de se garantir a soberania, que hoje não se restringe à defesa de um território geográfico, mas busca também proteger a guarda e utilização dos dados de centenas de milhões de cidadãos. “A nuvem é hoje o que os portos e fronteiras foram no passado. Quem controla sua nuvem, controla seu futuro digital”, comparou o gerente.
Com o objetivo de garantir a soberania de dados, operacional e tecnológica, a nuvem de Governo do Serpro é uma resposta a esses desafios. É um ambiente gerido exclusivamente por órgãos públicos e empresas públicas, com alta proteção contra ameaças cibernéticas e garantia de que informações sensíveis permaneçam sob o controle nacional. “Não se trata de mais uma tecnologia, estamos falando de um pilar estratégico para garantirmos a justiça, a cidadania e a governança tecnológica do país”, avaliou Hill.
Todos os tribunais superiores do país já aderiram à nuvem de Governo do Serpro e se encontram, hoje, em diferentes estágios de implementação. “Temos também um contrato estruturante com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o que facilita o acesso dos tribunais regionais ao serviço. Quatro TRTs já aderiram”, informa o gerente do Serpro. Além disso, a empresa pública possui contratos com o Ministério Público da União e diversas defensorias públicas estaduais.