Notícia
Recursos Hídricos
Serpro e ANA lançam Plataforma Águas Brasil

O Serpro e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançaram, na última terça-feira, 2 de dezembro, um ecossistema que vai promover a transformação digital na gestão dos recursos hídricos brasileiros. A Plataforma Águas Brasil vai promover uma integração robusta de dados da União, Estados e Distrito Federal, oferecendo um balanço hídrico de âmbito nacional. Além disso, a tecnologia vai permitir outorgas nato-digitais instantâneas, contribuindo significativamente para redução do custo regulatório.
“Desenvolvida com a parceria do Serpro, a plataforma Águas Brasil é um passo decisivo na gestão de recursos hídricos. A plataforma nasce com a intenção de integrar processos e foi construída com a escuta dos estados, dos usuários e dos setores. A ferramenta vai trazer inovação, tecnologia e integração entre os estados”, disse a diretora da ANA, Ana Carolina Argolo.
"Esta plataforma transcende a ideia de um simples sistema: ela é a materialização do futuro da gestão hídrica no Brasil, construída sobre um sólido pilar de uma solução tecnológica de ponta, com a segurança e a expertise que só o Serpro pode oferecer", complementou o diretor de Pessoas da empresa pública de TI do governo federal, Ermes Costa.
Inteligência
A tecnologia vai trazer inteligência para os gestores de recursos hídricos em todo o país, com informações coesas e tempestivas, eliminando o antigo problema a fragmentação de dados. A consequência é mais eficiência e mais transparência nos processos de tomada de decisão.
Essa primeira entrega prevê a emissão de outorgas instantâneas nato digitais apenas de recursos hídricos sob gestão da ANA, mas o “roadmap” da plataforma prevê o aprimoramento de todas as outorgas, juntamente com suas operações, passando pelo automonitoramento mensal e telemétrico, análises e balanço hídrico, até melhorias no processo de cobrança de uso da água.
O instrumento de outorga serve para garantir que os diversos usos dos recursos hídricos – como abastecimento humano e animal, irrigação, indústria, geração de energia, navegação, pesca e mineração – sejam regulamentados de forma equilibrada e sustentável.
Além das outorgas instantâneas, que autorizam o uso da água de rios e reservatórios de domínio público, uma outra novidade será o uso de IA não só para análise dos pedidos, mas também permitindo o uso de algoritmos para prever a disponibilidade hídrica no Brasil.

Aniversário
O lançamento da plataforma aconteceu durante as comemorações de aniversário dos 25 anos da ANA, com solenidade que reuniu, entre os convidados, centenas de servidores públicos e diversas autoridades do governo federal. O evento lembrou toda a trajetória da agência e a equipe do Serpro responsável pela plataforma foi premiada com um troféu em homenagem “à relevante contribuição à gestão sustentável das águas”.
"Para o Serpro, participar do lançamento da Plataforma Águas Brasil durante a celebração dos 25 anos da ANA é motivo de imenso orgulho e satisfação. Este projeto representa a consolidação de nossa expertise em tecnologia, segurança da informação e soberania de dados a serviço de uma causa essencial para o país: a gestão inteligente e sustentável dos recursos hídricos”, avaliou Brenno Sampaio, superintendente de Negócios da estatal.