Notícia
Marcha dos Prefeitos
Na Marcha dos Prefeitos, presidente Lula incentiva maior participação dos municípios na execução de políticas públicas

Na abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece até quinta-feira, 22, o presidente Lula incentivou que os municípios, independente de inclinações partidárias, participem da execução de ações promovidas pelo governo federal.
“Nenhuma política pública se concretiza sem passar pelas prefeituras. É nas cidades que o abstrato se torna concreto”, afirmou o presidente da República. “E, quando atendo a um prefeito, não atendo a um representante de um partido político, mas a uma pessoa democraticamente eleita, dona de um mandato dado pelo povo brasileiro”, complementou.
A marcha reúne mais de 12 mil prefeitos, vereadores, secretários e parlamentares para debater as pautas prioritárias do municipalismo. O evento acontece em Brasília desde 1998 e, a cada ano, apresenta propostas para fazer frente aos desafios enfrentados pelos mais de cinco mil municípios de todo o país.
Autonomia
O tema do encontro deste ano é a “Autonomia Municipal, a Força que Transforma o Brasil". E, para contribuir para o aumento do poder de execução das pequenas prefeituras, o Serpro, empresa pública de TI do governo federal, está oferecendo um conjunto de sistemas, de forma gratuita, por um período de dois anos, a municípios com até trinta mil habitantes.
São ferramentas de serviços digitais para os cidadãos, soluções de gestão para a administração pública, correio eletrônico, conectividade e assinatura digital de documentos eletrônicos. As inscrições para o Prefeitura + Digital seguem abertas até junho e o programa já conta com a participação de 440 municípios.
Espaço aberto
O Serpro também participa da marcha com um estande, onde são promovidas rodas de conversa com especialistas que atendem todas as regiões brasileiras. Lá os gestores e demais interessados recebem informações detalhadas sobre as diversas ferramentas oferecidas pela empresa para uma melhor gestão administrativa.