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Serpro é premiado no ClienteSA 2025 por projeto de capacitação em experiência do cliente

Com quase 12 mil certificações emitidas, iniciativa fortaleceu a cultura de centralidade no cliente na estatal
Representantes do Serpro presentes na celebração do Prêmio ClienteSA 2025
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por Comunicação do Serpro — 07 de julho de 2025

O Serpro foi reconhecido com o Troféu Bronze na categoria “Líder em Projeto de Treinamento e Desenvolvimento” do Prêmio ClienteSA 2025, principal premiação nacional voltada à gestão e experiência do cliente. A cerimônia aconteceu no dia 2 de julho, em São Paulo, durante o X-Summit, reunindo as principais práticas do país na área.

“Hoje o Serpro colhe frutos concretos de uma cultura organizacional voltada para relações mais humanas, ágeis e assertivas. A tecnologia continua sendo protagonista, mas é o relacionamento e a experiência que entregam valor genuíno e garantem a fidelização, o reconhecimento e o sucesso dos clientes públicos e privados. Esta conquista reflete o compromisso da empresa em transformar a experiência do cliente em seu principal diferencial competitivo”, destaca a superintendente de Relacionamento com Cliente da estatal, Carla Marques.

Projeto premiado

O case premiado, intitulado “Caminho para expandir a cultura de CX no Serpro”, destacou as ações da estatal em 2024 para capacitar seus empregados em Customer Experience (CX). Ao todo, foram emitidas 11.845 certificações, superando a meta de capacitar 80% do quadro funcional, composto por mais de 7.500 empregados.

A estratégia de formação envolveu trilhas de desenvolvimento, grades básicas e programas de treinamento especializados em CX, com foco em melhores práticas, estratégias e certificações. O objetivo foi fortalecer competências individuais e coletivas com base na centralidade do cliente, promovendo a melhoria contínua dos processos internos e, por consequência, da experiência dos clientes atendidos pela empresa pública.

“A transformação digital e a mudança cultural começam pelas pessoas. E ao qualificar os empregados com foco no cliente, estamos investindo na qualificação de relacionamentos e na sustentabilidade da empresa. A conquista deste prêmio representa o resultado de uma estratégia educacional estruturada e desafiadora que está dando certo. É essa aposta no capital humano que nos permite transformar conhecimento em resultados concretos e duradouros”, acrescenta a superintendente de Educação, Talentos e Cultura do Serpro, Viviane Malheiros.

Menção honrosa

"Conseguimos mostrar que Customer Experience não é exclusividade do setor privado, mas também está presente na maior empresa pública de TI do mundo. Inovação no Serpro sempre esteve ligada à tecnologia e, com a criação da área de CX, passamos a inovar na forma como nos relacionamos com aqueles a quem servimos, materializando isso no valor da Felicidade do Cliente. É uma jornada de maturidade e aculturamento que nos permite entregar não apenas soluções tecnológicas de ponta, mas valor e experiências positivas a cada interação. Uma bandeira que carregamos com muito orgulho", avalia Sheila Antonioli, head of Customer Happiness do Serpro, que também recebeu Menção Honrosa no evento pelas suas práticas em gestão da experiência do cliente.

Sheila ainda representou o Serpro no painel “O desafio do Customer Experience - Ter ou não ter uma área de CX”, ao lado de especialistas de empresas como Hitss, Construtora Tenda, Banco Mercantil e SBD by Connecta.

ClienteSA

O Prêmio ClienteSA, criado em 2013, é considerado uma referência nacional em cultura do cliente. Em 2025, destacou 82 cases de 59 empresas em 25 categorias, com troféus de ouro, prata e bronze. A premiação alcançou alto nível de concorrência, chegando a até 20 finalistas por categoria. Segundo os organizadores, o aumento de inscrições nesta edição demonstrou a vitalidade e renovação do setor no país.

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