Notícia
Reconhecimento
Serpro conquista 1º lugar no Prêmio Ser Humano 2025

O Serpro conquistou o 1º lugar, na modalidade “Desenvolvimento”, do “Prêmio Ser Humano 2025”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção Distrito Federal – ABRH-DF, uma das maiores premiações que reconhece as melhores práticas em gestão de pessoas. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 18 de novembro, conferindo destaque ao Prisma - Processo de Identificação e Desenvolvimento da Maturidade Profissional, implantado pela empresa em 2024.
Este é o segundo ano consecutivo que o Serpro recebe esta premiação. Em 2024, nesta mesma categoria, a empresa foi reconhecida com o projeto de Consultoria Interna em Gestão de Pessoas. Esses resultados refletem a crença de que investir em pessoas é investir no futuro da empresa. O prêmio foi recebido pelas gerentes Alessandra Rangearo Fiorentini e Nilva Graziellen Silva Veiga, ambas da Superintendência de Pessoas do Serpro.
A ferramenta de gestão do desempenho de pessoas foi reconhecida por ser uma prática essencial para maximizar o potencial humano dentro do Serpro, beneficiando tanto os profissionais quanto a empresa como um todo, e, estimula que gestor e empregado exerçam seu papel com comprometimento e engajamento para a otimização dos resultados empresariais.
Após analisar o edital do concurso, a empresa enviou uma proposta do Prisma, por acreditar que que ela poderia trazer importantes contribuições para o cenário de gestão pessoas, tanto para empresas públicas como privadas. “Essa premiação solidifica a atuação estratégica da área de Gestão de Pessoas do Serpro, que tem como foco o compromisso com o desenvolvimento, a valorização e o bem-estar de cada colaborador e o suporte às lideranças, por acreditar que o maior ativo são as pessoas,” salientou Nilva Graziellen Silva Veiga.
Alessandra Rangearo, ressaltou que o Prêmio Ser Humano 2025 é uma excelente oportunidade para organizações que desejam destacar suas iniciativas em gestão de pessoas e contribuir para um futuro mais humano e sustentável.
Esse prêmio reconhece práticas em diferentes categorias, dentre elas Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG (ambiental, social e governança) e Jovem Talento. “O Prisma foi premiado na categoria Desenvolvimento que reconhece trabalhos que aprimoram o desenvolvimento de pessoas e organizações, agregando valor para os seus empregados ou servidores, assim como para os demais públicos de interesse (“stakeholders”: acionistas, clientes, cidadãos, fornecedores e sociedade)”, pontuou Alessandra.
Processo de Identificação e Desenvolvimento da Maturidade Profissional
O Prisma foi implementado em 2024, em substituição ao antigo modelo de gestão de Desempenho, e tornou-se o elemento central do Modelo Integrado de Gestão de Pessoas por Competências, desenvolvido em parceria com a consultoria pública e privada FIA, que visa alinhar a avaliação de desempenho à estratégia organizacional, promovendo maior efetividade ao processo.
Em seu segundo ano de execução, o Prisma vem se consolidando como uma importante ferramenta na gestão de equipes, por permitir a realização de avaliações de meio de ciclo, momentos de calibração das avaliações entre os gestores, sinalização de potenciais gestores, trocas de feedbacks entre todos os empregados da empresa e a inclusão de feedbacks estruturados pelos avaliadores, visando o fortalecimento da cultura de feedbacks e orientação quanto ao desempenho esperado para alcance dos resultados estratégicos.