Notícia
Serpro MultiCloud
Polícia Rodoviária Federal contrata serviços de nuvem oferecidos pelo Serpro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é o mais novo cliente do Serpro Multicloud, um ecossistema de serviços especializados que apoia órgãos de governo na adoção da tecnologia em nuvem. A solução vai promover a transformação digital de um órgão responsável pela atuação de 13 mil policiais distribuídos em mais de 400 postos de fiscalização e responsável pela fiscalização de cerca de 76 mil quilômetros de vias em todo o país.
"A contratação do Serpro Multicloud representa um marco estratégico para a modernização da infraestrutura tecnológica da PRF. Essa iniciativa não apenas potencializa a capacidade operacional e a disponibilidade de nossos sistemas, mas também fortalece a segurança e a eficiência no processamento e análise de dados críticos para a segurança pública. Com essa parceria, avançamos na transformação digital da instituição, garantindo que a tecnologia esteja alinhada às nossas demandas e ao nosso compromisso de servir à sociedade com excelência e inovação", destaca Joedson Camilo de Oliveira, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da PRF.
"A adoção do produto Serpro MultiCloud por parte da PRF reforça nosso posicionamento de encarar as plataformas de nuvem como vetores de aceleração de entrega de serviços digitais. A PRF é um dos principais órgãos do SNT, Sistema Nacional de Trânsito, cujos processos de negócio são extremamente sensíveis, complexos e tempestivos, dada a natureza de suas atividades de fiscalização. Nosso produto vai ajudá-los a entregar alta disponibilidade e resiliência nos serviços mais críticos da instituição disponíveis tanto para os próprios agentes que atuam em todas as regiões do Brasil quanto para o cidadão", avalia o superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio.
Contratação
O modelo de contratação do Serpro Multicloud traz inovações em relação a flexibilidade, escalabilidade e inovação. Nesse modelo, o cliente tem a liberdade para consumir qualquer serviço de infraestrutura disponível não só na nuvem de governo, mas também nos principais provedoras globais — como AWS, Microsoft Azure, Huawei, IBM e Oracle.
A centralização de todos esses serviços junto ao Serpro acabou permitindo uma redução significativa nos custos operacionais, trazendo economia e garantindo maior eficiência na aplicação dos recursos públicos. “Ao aderir a um modelo contratual mais moderno, a PRF passa a contar com uma estrutura que respeita os marcos legais e regulatórios, ao mesmo tempo em que garante liberdade para escolher, de forma planejada, os provedores mais adequados às suas demandas específicas”, explica o líder do Projeto de Nuvem do Serpro, Eduardo Cardim.
Além dos ganhos operacionais e financeiros, o novo modelo contratual cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos conjuntos entre a PRF e o Serpro. “É uma parceria tecnológica que abre caminho para soluções inovadoras, voltadas à segurança pública, à análise de dados, à mobilidade e à integração com outras instituições governamentais”, complementa Cardim.
O Serpro MultiCloud já é utilizado por 114 órgãos da administração pública das esferas federal, estadual e municipal, apoiando os poderes executivo, legislativo, judiciário e instituições autônomas governamentais. A tecnologia é utilizada, por exemplo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), STF, TST, defensorias públicas em vários estados e prefeituras de municípios como Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Jornada para a nuvem
A migração de serviços públicos para nuvem é uma orientação vigente tanto em administrações públicas de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, quanto no Brasil. O Serpro apoia a adoção rápida e segura da tecnologia em nuvem, com a expertise de sua equipe técnica e a oferta de seus serviços especializados em nuvem. O fato da contratação se dar por dispensa de licitação garante ainda celeridade na melhoria do serviço e a continuidade do negócio. O Serpro Multicloud está disponível na loja da empresa.