• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Serpro é a única empresa pública do país a receber o prêmio Smart Customer 2025
Info

Notícias

notícias

Notícia

Reconhecimento

Serpro é a única empresa pública do país a receber o prêmio Smart Customer 2025

Estatal conseguiu o primeiro lugar em “Relacionamento Digital” e ficou na terceira colocação em categoria relacionada a ESG
Sheila Antonioli, gerente do Departamento de Estratégia de Negócio com Foco na Felicidade do Cliente do Serpro, no palco da premiação
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 16 de junho de 2025

O Serpro foi a única empresa pública do país a ser premiada no Smart Customer 2025, um dos maiores eventos de experiência do cliente (Customer Experience - CX) da América Latina. A estatal de inteligência de informação do governo federal ganhou o primeiro lugar na categoria “Relacionamento Digital” e recebeu a terceira colocação no "Programa de ESG em CX”.

André Agatte, diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, com os prêmios recebidos pela estatalPara o diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, André Agatte, a conquista comprova que o Serpro pode ser tanto eficiente na gestão pública quanto inovador na experiência do cliente. “O Serpro demonstrou, com resultados concretos, que está entre os melhores do mercado e que, com inovação, escuta ativa e compromisso com o cliente, gera valor tanto para o cidadão quanto para o negócio”, destacou.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu no último dia 4 de junho, em São Paulo, e reuniu representantes de diversas empresas e instituições que se destacaram na entrega de experiências digitais, sustentáveis e centradas no cliente. A empresa pública disputou o reconhecimento com gigantes do mercado, como as redes de lojas de departamentos C&A e a plataforma de aluguel e venda de moradias Quinto Andar, cada uma avaliada em cerca de R$ 5 bilhões.

“O Serpro demonstrou, com resultados concretos, que está entre os melhores do mercado. Com inovação, escuta ativa e compromisso com o cliente, geramos valor tanto para o cidadão quanto para o negócio. É o valor ‘felicidade’ fazendo a diferença na vida das pessoas e pautando o futuro dos negócios”, destacou Carla Marques, superintendente de Relacionamento com Cliente do Serpro.

Relacionamento que vale ouro

A “medalha de ouro” foi obtida graças ao "Foco em Servir: a jornada do Serpro no Reclame Aqui (RA)", que permitiu que a empresa, utilizando o ambiente do WhatsApp Business, conseguisse oferecer uma escuta qualificada aos clientes. O novo ambiente também trouxe maior transparência nas interações e, com a implantação de um fluxo proativo de atendimento, garantiu uma resolução mais ágil dos problemas apresentados.

A iniciativa não só elevou a nota da empresa no Reclame Aqui — saltando de 7,3, em agosto de 2024, para 9,1, em março de 2025 — como também posicionou o Serpro como o número 1 no ranking de avaliação dos órgãos públicos.

Carla Ribeiro Marques, superintendente de Relacionamento com Cliente, e Valéria Silva, coordenadora do Projeto Estratégico ESG do SerproExperiência sustentável

Já o bronze na categoria "Programa de ESG em CX" foi conseguido com o projeto “Município Legal”. O Serpro partiu de um diagnóstico claro: muitos clientes públicos enfrentavam entraves na renovação contratual, o que poderia resultar na interrupção de serviços essenciais à população. Com a atuação integrada das áreas de Felicidade do Cliente, Contratos, Faturamento e Cobrança, ao longo de seis meses, foram recuperados mais de R$ 14 milhões em valores não faturados, viabilizando 60 negociações e iniciando cerca de 50 novas tratativas com clientes estaduais e municipais.

“É uma premiação que demonstra o compromisso do Serpro com os princípios ESG não apenas como diretriz institucional, mas como prática concreta em seus serviços e relacionamentos. A iniciativa deixa um legado importante: mostra que é possível conciliar responsabilidade social, governança pública e experiência do cliente com inovação e resultados tangíveis", avaliou a coordenadora do Projeto Estratégico ESG do Serpro, Valéria Silva.

Engajamento do colaborador

Durante o Smart Customer 2025, o Serpro participou ainda do painel “Engajamento do Colaborador na Ascensão do Negócio”, representado por Sheila Antonioli, que dividiu o palco com Lívia Azevedo, diretora de Felicidade Corporativa da Heineken, e Renato Ciccarelli, diretor de Customer Care da Serasa Experian. Os participantes discutiram como a experiência do colaborador (EX) impacta diretamente a experiência do cliente (CX).

Em sua participação, a gerente do Departamento de Estratégia de Negócio com Foco na Felicidade do Cliente, Sheila Antonioli, destacou como o Serpro valoriza seus empregados, investindo em capacitação contínua, ferramentas de feedback, apoio emocional e uma cultura forte baseada no cuidado com as pessoas. "Tecnologia, inovação e atendimento ao cidadão só são possíveis com colaboradores engajados, bem cuidados e em constante desenvolvimento. Esse é o alicerce que sustenta os sistemas que sustentam o Brasil”, concluiu.

Promovido anualmente pela Garrido Marketin, o Smart Customer é o maior evento de reconhecimento em Customer Experience (CX) do Brasil e um dos maiores da América Latina. O encontro reconhece empresas e profissionais que transformam a jornada do cliente com inovação e excelência, consolidando-se como referência no setor. Com o tema “O futuro do negócio centrado no cliente”, a 13ª edição do evento contemplou 16 categorias de premiação, como Inteligência Artificial em CX, Automação da Experiência do Cliente, Hiperpersonalização e Marcas Inspiradoras em CX.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico