• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Serpro participa de mesa redonda sobre Rede Nacional de Ouvidorias
Info

Notícias

notícias

Notícia

Ouvidoria

Serpro participa de mesa redonda sobre Rede Nacional de Ouvidorias

Encontro foca no tema "Ouvidoria Contemporânea – Inovação, Sustentabilidade e Gestão Pública com Escuta Cidadã" e faz parte do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, que está sendo promovido até hoje, 17, em Manaus
ouvidoria_bia_cgu_1500x784.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 16 de outubro de 2025

A ouvidora do Serpro, Ana Beatriz Capparelli, foi uma das convidadas para uma mesa redonda que trouxe os desafios enfrentados e os resultados obtidos pela Rede Nacional de Ouvidorias (ReNouv). O encontro fez parte do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, promovido de terça-feira, 15, até amanhã, 17, em Manaus. A mesa reuniu representantes da Controladoria Geral da União e ouvidorias Serpro, governo do Distrito Federal e prefeituras de Rio Bonito e Altinópolis.

Coordenadora do  grupo de trabalho responsável por Boas Práticas de Combate à Retaliação nas Ouvidorias Públicas, a ouvidora do Serpro falou sobre o cumprimento das missões de elaborar um guia orientativo de medidas acautelatórias, de um índice de criticidade na análise prévia das denúncias e de um modelo de análise prévia com indicadores capazes de contribuir na identificação de riscos de retaliação. "A primeira etapa do GT foi um grande estudo, que envolveu a leitura e o estudo conjunto de 56 artigos", explicou. Depois, foi feita uma pesquisa de boas práticas, que ficou disponível por trinta dias para as 2.918 ouvidorias da Rede Nacional.

Guia

bia_foto_legenda220x120.pngO resultado mostrou um cenário com  características de diferentes ouvidorias, com cerca de 94% atuando diretamente no recebimento e tratamento das denúncias, 70% utilizando a plataforma Fala.BR, 39% usando sistemas próprios com preservação de identidade. Por outro lado, apenas 24% possuem práticas de incentivo à denúncia,11%.têm medidas contra retaliação para agentes de ouvidorias e órgãos de apuração e 15% realizam campanhas de sensibilização relacionadas ao tema. Ainda mais, a maioria das ouvidorias opera sem seque possuir normas específicas de combate à retaliação. "Percebemos, pelo quantitativo, a necessidade de aprimoramento dos instrumentos de combate à retaliação. Isso mostra o quanto o guia  que o GT irá elaborar poderá contribuir para melhoria dessa situação", avaliou. O documento deve servir de orientação para ouvidorias, independente do tamanho, contemplando diferentes realidades.

Outra pesquisa fez o levantamento dos principais obstáculos, como desconhecimento,  insuficiência de pessoal, falta de recursos e de apoio, "entraves que vão além da vontade política". Quanto ao grau de conhecimento, mais da metade dos respondentes possuem conhecimento quanto ao tema da proteção da identidade do denunciante e aplicação da confidencialidade. No entanto, houve um índice médio e até mesmo baixo relacionado a medidas acautelatórias, apuração e rede de acolhimento.   

Boas práticas foram levantadas em ouvidorias como as do TCE de Alagoas, do CREA do Rio Grande do Norte, Controladoria Geral do Estado do Ceará, de institutos federais de educação em dois estados e também no próprio Serpro. Também foram pesquisadas medidas viáveis de implementação, índices que, por exemplo, vão ajudar as ouvidorias a pensarem na questão da proteção aos agentes.  

O evento

Com o tema "Ouvidoria Contemporânea – Inovação, Sustentabilidade e Gestão Pública com Escuta Cidadã", o II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025 propõe um olhar plural e atualizado sobre o papel das ouvidorias públicas diante dos desafios da administração pública moderna, das transformações tecnológicas, das emergências climáticas e das desigualdades regionais. O seminário é considerado um encontro fundamental para o fortalecimento da governança pública no Brasil, promovendo a escuta cidadã qualificada e a transparência na administração,

Colaboração

A ReNOUV é uma rede colaborativa de ouvidorias públicas no Brasil, criada em 2015 e formalizada pelo Decreto nº 9.492/2018. Reúne ouvidorias de órgãos dos três poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de integrar ações, trocar experiências e promover boas práticas na defesa dos usuários de serviços públicos. Coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), a ReNOUV conta com cerca de dois mil e quinhentos membros e é aberta à adesão de qualquer órgão ou entidade pública, fomentando uma agenda nacional de ouvidorias e incentivando a participação social.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico