Notícia
Inovação
Biometria moderniza embarque e eleva padrão de segurança nos aeroportos

O Serpro participou, nesta quinta-feira, 16, do evento “Tecnologia e Segurança: o futuro dos aeroportos no Brasil”, promovido pela Aeroportos do Brasil (ABR). Realizado em Guarulhos (SP), o encontro reuniu autoridades do setor aéreo, especialistas e fornecedores de tecnologia para discutir soluções inovadoras voltadas à segurança e à modernização da aviação civil.
O superintendente de Negócios do Serpro, Brenno Sampaio, participou do painel “Novas tecnologias: Biometria e eGates”. Na ocasião, Brenno destacou a contribuição da empresa pública de TI do governo federal para o avanço da transformação digital no ecossistema aeroportuário brasileiro. Ele enfatizou que o Serpro vem aplicando tecnologia de ponta para ampliar a segurança e a eficiência operacional dos aeroportos, com destaque para o Embarque + Seguro, sistema de reconhecimento biométrico facial que valida a identidade do passageiro por meio de uma selfie comparada às bases biométricas oficiais do governo federal.
Desenvolvida pelo Serpro, a solução elimina a necessidade de apresentação de documentos impressos e torna o processo de embarque mais ágil, seguro e sem contato físico. Além disso, segue rigorosamente os padrões internacionais, como o Traveller Identification Programme (TRIP) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e o One ID da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), o que reforça sua aderência às melhores práticas globais de segurança e experiência do passageiro.
“A biometria precisa ser vista, nos aeroportos, como um pilar capaz de habilitar uma série de novos serviços voltados ao cidadão, elevando ainda mais a qualidade da sua experiência no uso do modal aeroportuário. Costumamos associar a biometria apenas à jornada de embarque, mas, a partir do momento em que essa tecnologia está em operação, é possível oferecer soluções inovadoras que aprimoram toda a vivência do passageiro naquele ambiente. E é importante destacar: os benefícios não se limitam ao cidadão, mas se estendem a todo o ecossistema aeroportuário”, analisou Brenno.
O gerente de Negócios do Serpro, Henrique Mattiello, também integrou a programação, em palestra na qual reforçou como as soluções tecnológicas da empresa contribuem para modernizar o setor aeroportuário. Ele explicou que o Serpro vem apoiando a adoção de tecnologias capazes de oferecer mais velocidade no atendimento e confiabilidade nos processos de embarque. Segundo Mattiello, a atuação da estatal está diretamente ligada à melhoria da experiência de viagem e ao fortalecimento da segurança operacional nos aeroportos.
Modernização e integração
O evento faz parte do Projeto Aeroportos+Seguros, que busca incentivar o uso de novos equipamentos e sistemas de segurança da aviação civil, como scanners corporais e softwares de inspeção dualview. Essas tecnologias aumentam a precisão e reduzem o tempo de espera, melhorando tanto a eficiência operacional quanto a satisfação dos usuários.