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Prêmios e certificações

Serpro e suas soluções conquistam prêmios nacionais e internacionais em 2024

O reconhecimento à atuação da estatal ocorreu em diversas áreas como performance exportadora, inteligência de dados, agilidade e desempenho empresarial
Prêmios Serpro
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por Comunicação do Serpro — 10 de fevereiro de 2025

Em 2024, o Serpro recebeu treze premiações importantes, dez brasileiras e três internacionais. Durante o ano, a empresa se consolidou como referência no país em sistemas de exportação, governo digital, práticas de gestão, aplicativos de trânsito e serviços de operações portuárias.

Já os prêmios internacionais reconheceram a maturidade da estratégia de dados da empresa, além de sua expertise em desenvolver sistemas voltados para a experiência do cliente. Uma equipe da secretaria do Governo Digital também ganhou um prêmio da ONU pelo trabalho do governo realizado com a plataforma Gov.br. Por fim, a CIN foi considerada o melhor cartão de identificação nacional da América Latina.

“Todos esses prêmios não só atestam a excelência dos serviços fornecidos pelo Serpro mas também são uma homenagem ao trabalho e dedicação de todas as empregadas e empregados da empresa”, avalia o presidente da estatal, Alexandre Amorim. “São inovações que refletem o nosso compromisso em melhorar a vida das pessoas por meio de soluções inteligentes”, conclui.

Prêmios nacionais

Uma das premiações nacionais de maior repercussão foi obtida pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pela plataforma Gov.br, em fevereiro do ano passado, que conquistaram o Top 3 do Prêmio iBest 2023, na categoria Governo Federal. A CDT marcou presença no prêmio pela quarta vez consecutiva e a plataforma de serviços de governo foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo.

Outro reconhecimento importante foi a conquista do Selo Prata no Anuário Época Negócio 360º de 2024. O anuário é uma publicação de referência para o benchmarking empresarial no Brasil e avalia empresas em seis dimensões fundamentais: Desempenho financeiro, Governança corporativa, Pessoas, Inovação, Visão de futuro e Sustentabilidade.

"São êxitos que apontam a empresa como uma referência no cenário nacional por seu compromisso com a gestão econômico-financeira de alto nível", celebra o diretor de Administração e Finanças, Osmar Quirino.

Em agosto, Serpro foi reconhecido como uma das dez instituições mais ágeis do país. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de premiação do Agile Trends Gov, em Brasília. No mesmo mês, o Porto Sem Papel foi o grande destaque do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024, conquistando dois troféus.

Já em novembro de 2024, o Serpro conquistou o 1º lugar do Prêmio Ser Humano. O evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF) reconheceu a qualidade da gestão de pessoas da empresa. No mesmo mês, foi a vez dos Project Manager Institute do Distrito Federal (PMI DF) premiar o Serpro com o segundo lugar em melhor projeto e em terceiro no desenvolvimento e amadurecimento de escritórios de gerenciamento.

No último mês do ano, a empresa obteve a certificação "Great Place to Work", que destacou a qualidade do ambiente organizacional da empresa. Ainda em dezembro, a estatal foi vencedora em Performance Exportadora no setor de serviços, um prêmio dado pela ApexBrasil-Exame. 

"O conjunto de premiações e certificações atestam que o Serpro é uma empresa com processos maduros, alinhando governança, pessoas, tecnologias e negócios", destaca o diretor Jurídico, de Gestão e Riscos, Alexandre Maimoni.

Prêmios internacionais

Em fevereiro, uma equipe da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) foi premiada pelo Future of Government Awards na modalidade “Digital advocates of the year”. O prêmio, promovido pela ONU, homenageia lideranças públicas que conseguiram promover a transformação digital em diversos países do mundo. Utilizando a plataforma Gov.br, desenvolvida pelo Serpro, o grupo concorreu com cerca de 300 equipes de mais de 50 países.

Já a premiação obtida pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) aconteceu em junho, em Santiago do Chile, e foi dada durante a conferência da High Security Printing. Em novembro foi a vez da empresa ganhar o The Customer Summit Awards 2024, premiação internacional criada para reconhecer profissionais e casos de sucesso que transformam positivamente a jornada do cliente e do colaborador, incentivando a inovação e a excelência em CX e CS.

"Os reconhecimentos, nacionais e internacionais, recebidos por soluções com a tecnologia Serpro evidenciam que construímos parcerias extremamente positivas com nossos clientes, entregando produtos e serviços de alta qualidade e eficiência", comemora a diretora de Negócios Econômico-Fazendários, Ariadne Fonseca.

O diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota, acrescenta que a segurança, disponibilidade e confiabilidade dos serviços do Serpro são alicerces de toda a operação da empresa. "Toda a nossa capacidade de sustentação dos serviços garante uma atuação robusta de uma empresa reconhecidamente sólida. O ano passado foi excelente e nos impulsiona a alcançar resultados ainda maiores em 2025", conclui Wilton. 

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