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Serpro encerra participação no VivaTech 2025 reforçando o papel do Brasil como referência em governo digital

O VivaTech 2025 chegou ao fim com números impressionantes: 180 mil participantes de 171 países, 14 mil startups expositoras, 3,6 mil investidores e mais de 640 mil conexões de negócios realizadas. Em meio a esse ambiente pulsante de inovação, o Serpro encerra sua participação reforçando seu papel como braço da tecnologia pública do Estado brasileiro e como agente institucional na promoção da soberania digital e da transformação do governo.
Ao lado da ApexBrasil e do Sebrae, a empresa pública integrou a delegação oficial do Brasil, atuando de forma estratégica na divulgação da experiência nacional em governo digital, no apoio à internacionalização do ecossistema de inovação e no fortalecimento da imagem do país como referência global em soluções tecnológicas públicas.
“A presença do Serpro nesse tipo de iniciativa reafirma nosso papel como catalisador da transformação digital do Estado e como marca de confiança para o Brasil no mundo. Ao lado da ApexBrasil, conectamos o país às principais agendas globais de inovação”, destacou a superintendente de marketing do Serpro, Loyanne Salles. “Trabalhar a marca Serpro nesses ambientes internacionais não é apenas uma ação promocional, é uma estratégia institucional de longo prazo para posicionar o Brasil como referência em soluções digitais soberanas e seguras”, acrescentou.
Participação de Impacto
No Ano Brasil-França, a participação brasileira foi a maior já registrada no evento. Com 38 startups selecionadas, a delegação contou com ampla diversidade regional e de gênero, 54% das empresas lideradas por mulheres. O Pavilhão Brasil atraiu atenção ao apresentar soluções aplicadas a setores como saúde, educação, agronegócio, finanças e TI.
O Serpro também integrou o júri do Brazil Tech Winner, prêmio organizado pela ApexBrasil e pelo Sebrae para reconhecer startups brasileiras com maior potencial de impacto e escalabilidade internacional.
“Foi uma honra representar o Serpro no júri do Pitch Studio. A qualidade técnica e a diversidade das soluções apresentadas mostram que o Brasil tem um ecossistema de inovação robusto e cheio de potencial. Como empresa pública de tecnologia, temos o dever institucional de apoiar esse movimento e contribuir para que mais soluções brasileiras alcancem novos mercados”, afirmou o gerente de Internacionalização do Serpro, Rafael Ferreira.
Para Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil (à direita), o crescimento da presença brasileira é resultado de um trabalho articulado: “Ano passado trouxemos seis startups, e hoje temos 38 de diferentes estados, sendo a maioria delas lideradas por mulheres. Isso é uma conquista e um trabalho consistente feito em parceria com o nosso escritório em Bruxelas, a embaixada em Paris, MRE e outros órgãos de Governo”.
Fortalecimento institucional
A presença do Serpro no VivaTech está em linha com sua missão de desenvolver soluções tecnológicas para o Estado brasileiro, promovendo a inclusão digital e Impulsionando o ecossistema de negócios digitais.
As agendas no evento foram uma oportunidade de mostrar ao ecossistema internacional que tecnologia pública pode ser sinônimo de inovação de alto nível e ferramenta de desenvolvimento nacional.
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, destacou que a participação na VivaTech reafirma a maturidade da transformação digital no setor público brasileiro.
“Nossa atuação mostra que é possível construir uma transformação digital sólida e confiável, com foco em políticas públicas e serviços essenciais. O Serpro compartilha essa experiência e aprende com outras nações para que o Brasil continue avançando com segurança, inclusão e inovação”, concluiu o presidente Amorim.