Notícia
Cidades Inteligentes
Silva Jardim lidera adesão ao Programa Prefeitura +Digital e moderniza serviços públicos

crédito da imagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Silva Jardim
Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade de Silva Jardim, no estado do Rio De Janeiro, é uma das primeiras do país a adotar integralmente as soluções do Prefeitura +Digital, programa do governo federal que oferece ferramentas tecnológicas gratuitas para prefeituras com até 30 mil moradores.
Com a ativação dos sistemas disponíveis — que envolvem atendimento digital ao cidadão, canais oficiais de comunicação e segurança de dados — a prefeitura busca melhorar o acesso da população aos serviços públicos e otimizar a gestão municipal.
“Nós já estávamos em processo final da formalização do contrato com o Serpro para a utilização do Cidades Gov.br no âmbito da Secretaria de Fazenda, quando fomos surpreendidos, positivamente, com o lançamento do programa Prefeitura +Digital. No mesmo instante, começamos a nos mobilizar para fazer a adesão o mais breve possível”, destacou Leandro Viana Antunes, secretário de Fazenda da Prefeitura de Silva Jardim.
De acordo com o secretário, a ativação das soluções foi rápida e descomplicada, e começou tão logo foram repassadas as primeiras instruções pelo Serpro. “A partir do momento em que iniciamos o processo, não tivemos dificuldades para preencher os requisitos necessários”, informou.
Modernização na Secretaria de Fazenda
Leandro explica que a adesão à campanha foi realizada por meio da Secretaria de Fazenda, que passará a incorporar as soluções em sua rotina. A expectativa é que as ferramentas não apenas otimizem os processos internos do órgão, mas também tornem as tarefas do dia a dia mais ágeis, refletindo em um atendimento mais eficiente e satisfatório aos contribuintes.
Desde a ativação das ferramentas digitais, a Secretaria de Fazenda de Silva Jardim já observa melhorias concretas tanto na rotina interna quanto no atendimento ao cidadão. Entre os avanços, Marcelo Massao, superintendente de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia do município, destaca a agilidade na assinatura de documentos com o uso do NeoSigner, que facilita a tramitação entre os setores, e a adoção do Serpro Mail, que trouxe mais segurança às comunicações oficiais. Com o Serpro+, a Secretaria passou a contar com armazenamento em nuvem e recursos de colaboração. “O uso do Certificado Digital SerproID também é um diferencial: não dependemos mais de tokens físicos e podemos acessá-lo em nuvem, de qualquer lugar e dispositivo”, afirma. Marcelo também ressalta o novo portal da Secretaria, desenvolvido na plataforma Cidades Gov.br, que está mais moderno e intuitivo, com os serviços mais utilizados disponíveis de forma clara e acessível.
Diante dos resultados já percebidos, Marcelo reforça a importância da adesão municipal ao programa: “A nossa principal mensagem é para que os municípios não percam esta oportunidade, pois estamos contando com a expertise do Serpro na implementação de serviços e ferramentas que, certamente, farão a diferença para a instituição não apenas internamente, mas também para os cidadãos”, completou o superintendente.
Prefeitura +Digital
Lançado em fevereiro de 2025 e operacionalizado pelo Serpro, estatal de tecnologia do governo federal, o programa foi criado para impulsionar a digitalização das gestões municipais de cidades com até 30 mil habitantes. A proposta é ambiciosa: fornecer, sem custo para as prefeituras por até dois anos, um conjunto robusto de soluções tecnológicas capazes de modernizar processos internos, ampliar a oferta de serviços públicos digitais e garantir mais segurança no tratamento de dados.
Desde o seu lançamento, o Prefeitura +Digital tem ganhado adesão em todo o território nacional. Até o momento, já são 440 municípios inscritos, com 58 contratos formalizados e 12 cidades utilizando ativamente pelo menos uma das soluções disponíveis.
Adesão gratuita
Os municípios que ainda não aderiram têm até o dia 30 de junho de 2025 para realizar a inscrição no Prefeitura +Digital. Após a adesão, as prefeituras terão um período de até três meses para ativar as ferramentas digitais oferecidas gratuitamente pelo Serpro por até 24 meses.
Para participar, os gestores municipais devem acessar a página do Prefeitura +Digital e preencher o formulário disponível. Em seguida, receberão por e-mail todas as orientações necessárias para operacionalizar as tecnologias.
Não perca essa oportunidade: a transformação digital do seu município pode começar agora!