• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Sistema da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é implantado em São Paulo
Info

Notícias

notícias

Notícia

Turismo

Sistema da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é implantado em São Paulo

Hotel Radisson Pinheiros é o quarto hotel participante do projeto piloto da nova FNRH, que agiliza o processo de hospedagem brasileiro
fnrh+radisson
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 19 de março de 2025

Nos dias 10 e 11 de março, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serpro, estatal federal de inteligência em governo digital, implementou a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH Digital) no Hotel Radisson Pinheiros, em São Paulo. Integrante da Rede Atlântica e utilizando o sistema de gestão hoteleira TOTVS (PMS), o hotel agora faz parte do projeto piloto que moderniza e agiliza a hospedagem no Brasil.

"A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem", afirmou Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.

Este é o quarto hotel a integrar o projeto piloto de conexão direta com o MTur, reforçando o compromisso com inovação e eficiência nos serviços prestados aos turistas.

O que é e como funciona?

A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade. Além disso, elimina a necessidade de assinaturas em papel, agilizando o processo e tornando-o mais sustentável.

O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema. Com a nova portaria a ser publicada em breve pelo MTur, o preenchimento manual e a assinatura física da ficha não serão mais necessários, desburocratizando o setor e melhorando a experiência dos clientes. “O processo é simples, eficiente e teremos uma bela melhora no fluxo de atendimento, agilizando o processo de check-in”, destacou Daniele Florenzano Rizatto, coordenadora de Operações e Serviços do Hotel Radisson Pinheiros.

A expectativa do MTur é validar a solução em alguns hotéis, coletar sugestões dos meios de hospedagem e, posteriormente, expandi-la para toda a rede hoteleira nacional. A iniciativa promete trazer mais agilidade, segurança e sustentabilidade ao setor, eliminando o uso de papel e otimizando o fluxo de informações.

Confira no infográfico abaixo como funciona o FNRH: 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico