Notícia
Cidadania
Sítio Serpro oferece locais gratuitos de inclusão digital em diversas capitais brasileiras

O Serpro está colocando a tecnologia a serviço da cidadania por meio do Sítio: o espaço Serpro de Inteligência e Tecnologia da Informação. Presente nas regionais da empresa no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, o ambiente é gratuito, aberto à sociedade e voltado à inclusão digital e ao letramento tecnológico da população.
A proposta desses espaços é oferecer um local de aprendizagem acessível, equipado com computadores, internet, impressoras e conteúdos educacionais. Além do uso livre, o local disponibiliza os cursos da Escola Serpro Cidadão Digital, com trilhas formativas para quem está iniciando sua jornada no mundo digital. Em breve, um Sítio também será inaugurado na regional da empresa em Salvador.

Duas modalidades de uso
Os Sítios Serpro contam com duas configurações: salas de atendimento, voltadas ao uso livre e individual por parte da população, localizadas geralmente próximas às recepções, para facilitar o acesso; e salas de treinamento, situadas em áreas internas, com melhor estrutura para receber grupos e atividades organizadas. Ambas as modalidades podem ser utilizadas gratuitamente, mas os espaços de treinamento são os mais indicados para ações em parceria com escolas, associações e outras instituições.
Espaço aberto à sociedade e a parcerias
O Serpro convida instituições públicas, organizações sociais, escolas, universidades, associações comunitárias e cidadãos a propor atividades no Sítio, como oficinas, mentorias, cursos e encontros formativos. A ideia é que o espaço seja ocupado pela sociedade, tornando-se um verdadeiro centro de inclusão, aprendizado e transformação social.
Se você quer utilizar um Sítio individualmente, pode fazê-lo apenas com a própria identificação no local, sem reserva de horário. Só chegar e usar. Mas se o seu interesse for conduzir atividades em grupo, aí sim é necessário fazer a reserva. Veja o passo a passo:
- Envie mensagem para destrezadigital@serpro.gov.br;
- Identifique-se e descreva qual é a atividade e o período de realização com dia e hora;
- Descreva para quantas pessoas será a atividade. Posteriormente, uma lista com nomes e identificação pessoal será solicitada pelo Serpro para acesso às instalações;
- Informe em qual unidade do Serpro deseja realizá-la. Atualmente, estão disponíveis os Sítios: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife;
- O Serpro irá retornar com a confirmação ou com a solicitação de mais informações para fazer a reserva.
Atenção! Com a atividade agendada, mantenha-se disponível para as interações com a empresa, que fará as devidas orientações para a realização das atividades e a especificação dos contatos que receberão você e seu grupo no Sítio Serpro.
“Queremos que os Sítios sejam locais vivos, ocupados pelas comunidades para ampliar o acesso da população ao mundo digital. Estamos de portas abertas para receber iniciativas que promovam a inclusão digital e o desenvolvimento humano”, compartilha o gerente da Divisão de Destreza Digital, Carlos Henrique Machado Pinto.
Experiências que aproximam

Um exemplo das possibilidades de utilização do Sítio foi a visita, no final de junho, de cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Camilo Castelo Branco, muitos deles moradores da comunidade da Rocinha, ao Sítio da Regional Rio de Janeiro. A atividade faz parte das ações do Projeto Ser ESG da empresa, com foco na promoção da sustentabilidade social e na ampliação do acesso à tecnologia.
Durante a visita, os estudantes participaram de uma dinâmica voltada à reflexão crítica sobre temas cotidianos, como o uso da tecnologia, violência, drogas e vícios. Eles foram incentivados a pesquisar respostas para perguntas formuladas pela professora Aline Nascimento, com o objetivo de debater os assuntos em grupo e desenvolver o pensamento crítico em um novo ambiente de aprendizagem.
“Apesar dos desafios, já que muitos alunos demonstraram pouca familiaridade com o uso do computador e das ferramentas de busca online, a visita ao Serpro mostrou-se extremamente válida", relatou a professora Aline Nascimento. De acordo com ela, o novo ambiente de aprendizagem despertou o interesse dos estudantes e permitiu a observação direta das dificuldades enfrentadas no uso da tecnologia como ferramenta de estudo. "Além disso, a mudança em relação ao espaço tradicional da sala de aula contribuiu para uma experiência mais dinâmica e motivadora”, completou.
A gerente do Departamento de Educação Corporativa e Destreza Digital do Serpro, Flábia Lopes, compartilhou que essa foi apenas uma de muitas ações que se pretende promover nos Sítios. "Nosso objetivo é aproximar as comunidades desses espaços e ampliar o acesso à informação e à cidadania digital”, concluiu.
Disponibilidade de salas e equipamentos por Sítio Serpro
Sítio Rio de Janeiro
- Estações de Atendimento: 9
- Estações de Treinamento: 26

Sítio São Paulo
- Estações de Atendimento: 10
- Estações de Treinamento: 12
Sítio Curitiba
- Estações de Atendimento: 6
- Estações de Treinamento: 10
Sítio Belo Horizonte
- Estações de Treinamento: 15
Sítio Fortaleza
- Estações de Atendimento: 11
Sítio Recife
- Estações de Atendimento: 8