Notícia
Tecnologia
Soberania é um dos grandes temas discutidos no segundo dia do IX Fórum Setor Público

Um dos destaques do segundo dia do IX Fórum Setor Público foi a apresentação do gerente da área de Segurança do Serpro, Ismael Tedesco, que falou sobre a importância de se garantir e preservar a soberania na utilização dos diversos ecossistemas tecnológicos.
“Os temas do nosso encontro só podem evoluir se falarmos sobre soberania. Apesar da qualidade dos serviços prestados, o interesse das bigtechs, muitas vezes, é o de incentivar a dependência dos usuários. Temos um país que não pode se permitir ser escravizado pela falta de controle sobre a utilização da tecnologia”, alertou o gerente.
Nuvem
Para Ismael Tedesco, a preocupação com a soberania deve estar presente em todas as ações dos gerentes de TI do governo, em todas as esferas. Na migração de sistemas para a nuvem, por exemplo, há riscos não só de vazamento de informações mas até mesmo de perda de acesso. “Em regra, utilizar a nuvem é permitir o armazenamento de dados em estruturas localizadas fora do país. Portanto a preocupação do gestor deve ser de longo prazo, não se resumindo apenas à ideia de problemas imediatos de infraestrutura”, explicou.
Pensando nessas questões, o Serpro estruturou serviços de nuvem voltados para três perfis de usuários. O primeiro é formado por aqueles que não veem problemas em assumir riscos. Para esse público, a empresa atua como broker, disponibilizando serviços das maiores big techs do mundo, como Google, Huawei, Amazon Web Services (AWS), Microsoft, Oracle e IBM.
Para um perfil mais preocupado com a segurança das informações, a estatal oferece uma nuvem “on premise”, 100% armazenada em uma infraestrutura nacional. “É o mesmo ambiente que abriga e processa 80% das soluções do Serpro, ou seja, cerca de cinco mil sistemas de governo. Do início ao fim, apenas funcionários da empresa tem acesso, tanto em relação à parte física quanto lógica”, descreve o gerente.
Por fim, um terceiro ambiente, que conta com nível de segurança máximo, é o da “Nuvem Soberana”, que possui completa autonomia tecnológica, operacional e de dados. É garantia de que só o governo pode ter acesso aos dados, que se encontram isolados de jurisdições internacionais ou do controle privado.
Dentro da Nuvem Soberana, o Serpro também oferece uma solução de inteligência artificial também protegida, de interface bastante simples e que permite que os próprios usuários desenvolvam, por exemplo, soluções próprias de governo digital.
O evento
O IX Fórum Setor Público sobre Infraestrutura da Internet é um dos maiores eventos do gênero no país e foi realizado nos dias 16 e 17 de setembro na Regional Brasília do Serpro. O evento foi promovido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o apoio institucional da empresa pública de TI do governo federal.