Notícia
Sustentabilidade
Eixo Transversal do ESG impulsiona a transformação da cultura organizacional do Serpro

O Serpro incorpora o ESG ao seu cotidiano com ações cada vez mais planejadas. E um dos pontos altos dessa jornada foi a estruturação do Eixo Transversal, que integra e fortalece os pilares ambiental, social e de governança em todas as áreas da empresa. Sua principal missão é criar um ambiente propício ao amadurecimento da cultura organizacional sob a perspectiva da sustentabilidade, da responsabilidade social e da transparência.
“O Eixo Transversal foi criado com o objetivo de alinhar as ações relacionadas à transformação organizacional, criando sinergia, fortalecendo e integrando esforços relacionados à capacitação e desenvolvimento, comunicação, sensibilização e engajamento, orçamentação e estratégia empresarial”, destaca Marcus Vinícius da Costa, especialista do Projeto Ser ESG e coordenador do Eixo Transversal no Comitê ESG do Serpro.
Critérios ESG passam a orientar decisões e investimentos
Concebido com base na ideia de interdependência entre os ecossistemas social, econômico e ambiental, o novo eixo pressupõe que as ações ESG da empresa não devem se limitar a um campo específico, mas atravessar as decisões estratégicas e as rotinas administrativas, assim como as relações de trabalho e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
A inclusão de critérios ESG no plano de investimento anual do Serpro tornou possível mapear e acompanhar os recursos destinados a ações com impacto social e ambiental. Com esse direcionamento, a empresa avança para uma gestão ainda mais sustentável, ampliando o conjunto de informações disponíveis para tomadas de decisão como substituição de equipamentos obsoletos, modernização dos sistemas de climatização, instalação de usinas fotovoltaicas e fortalecimento de programas voltados à inclusão e valorização humana.
O Eixo Transversal também consolidou frentes como o Plano de Comunicação ESG, que aproxima empregados e sociedade dos resultados obtidos. Com uma linguagem acessível e foco no serviço público, a comunicação tem contribuído para ampliar o engajamento e tornar visíveis as transformações em curso na estatal na sua comunidade de relacionamento.
A evolução cultural promovida pelo Eixo Transversal também passa pela formação e mobilização de pessoas. “Iniciativas como a Jornada Ser ESG e o programa ESG em Movimento vêm sendo fundamentais nesse processo. Por meio de webinars, webséries e encontros presenciais com lideranças e especialistas, esses projetos ajudam a disseminar conceitos, esclarecer dúvidas e conectar os princípios ESG às atividades diárias da empresa”, pontua Marcus Vinícius.
O coordenador do Eixo Transversal ressalta ainda o Plano Educacional Sustentabilidade ESG, que promove cursos e formações voltadas à equidade, diversidade, inclusão e direitos humanos, entre outros temas. “Essa frente vem ampliando as competências dos empregados, gestores e diretorias para lidar com os desafios da sustentabilidade de forma ainda mais qualificada”, avalia.
Gestão avança com práticas estruturadas e metas de maturidade
O Eixo Transversal também impulsionou o fortalecimento da gestão no Serpro. Foram criados os Comitês Tático e Estratégico de ESG, além de uma Comissão de Influenciadores, formada por empregados que atuam como multiplicadores internos. Esses grupos têm papel central na difusão da cultura e na implementação de práticas sustentáveis em todas as áreas.
Outro passo relevante é a busca pela certificação ABNT PR 2030, um selo que reconhece empresas com alto grau de maturidade em sustentabilidade e governança. Essa é uma das entregas prioritárias do Eixo Transversal e representa o compromisso do Serpro com a consolidação de uma cultura ESG sólida e reconhecida.
“A certificação é um ponto de chegada importante, mas nosso foco está no processo, na identificação de lacunas, revisando práticas e promovendo os ajustes necessários para que a sustentabilidade seja efetivamente incorporada à gestão”, assinala Valeria Lemos Silva, coordenadora do Projeto Ser ESG no Serpro. De acordo com ela, a empresa assumiu o compromisso de alcançar o nível máximo de maturidade previsto na norma até 2030.
Assista ao vídeo institucional
Quer visualizar melhor como o Serpro integra todos os seus esforços em torno de uma cultura ESG viva, participativa e em constante evolução? Assista ao vídeo “Ser ESG - Eixo Transversal” e conheça o compromisso da empresa com um futuro mais justo e sustentável. Acesse também a página “ESG Serpro” no endereço: www.serpro.gov.br/menu/sustentabilidade.