Notícia
28 de janeiro
Dia Internacional da Proteção de Dados: Serpro promove evento online sobre privacidade, fraude e IA
No Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado em 28 de janeiro, o Serpro realizará um evento online para discutir a importância da privacidade, do combate à fraude e das mudanças trazidas pela Inteligência Artificial. A iniciativa reúne especialistas nacionais e internacionais e amplia o diálogo com a sociedade sobre governança de dados e segurança da informação.
A abertura do encontro será realizada pelo presidente do Serpro, Wilton Mota, reforçando o compromisso da empresa pública de TI com a construção de um Estado digital cada vez mais seguro e confiável. “A confiança digital do cidadão no Estado brasileiro não nasce por acaso. Ela é construída com tecnologia pública segura, responsável e transparente. Há 61 anos, o Serpro contribui para modernizar a Administração Pública e, agora, o foco é avançar ainda mais no combate a fraudes, com novas soluções e maior integração com instituições públicas e privadas”, afirma Mota.
A programação do evento será organizada em três painéis:
Painel 1 | Tendências de Proteção de Dados (Privacy by Design e ECA Digital)
O primeiro painel reúne Iagê Miola, diretor da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Davide M. Parrilli, encarregado de Proteção de Dados (Data Protection Officer) baseado nos Países Baixos, e Stefani Juliana Vogel, pesquisadora e servidora pública federal. A moderação será de Patrícia Peck, advogada especialista em Direito Digital. O debate aborda tendências em proteção de dados e privacidade, com foco em governança digital em um cenário de aceleração tecnológica.
Painel 2 | Proteção de Dados no Combate à Fraude
Na sequência, Débora Sirotheau, gerente do Departamento de Combate à Fraude Cibernética do Serpro, modera a conversa entre Leonardo Ferreira, diretor do Programa de Privacidade e Segurança da Informação e CISO da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI), Betina Gunther, assessora Especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública, e James Norman, chefe de assuntos cibernéticos do Governo do Reino Unido para a América Latina e o Caribe. O painel discute como privacidade, segurança e governança de dados se consolidam como aliadas estratégicas no enfrentamento a fraudes e ameaças digitais.
Painel 3 | Tendências na Era da IA
Encerrando a programação, o Painel 3 reúne Martha Leal, diretora do Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD), Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o professor Ramon Suarez, da Universitat Internacional de Catalunya (UIC Barcelona), na Espanha, e Samara Castro, chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e integrante do Conselho Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade (CNPD). O debate aborda impactos, riscos e responsabilidades na adoção de Inteligência Artificial sob a perspectiva da proteção de dados.
Tecnologia pública que protege. Confiança que conecta
O Serpro investe, continuamente, em ações de conscientização e formação sobre proteção de dados e privacidade, um tema cada vez mais presente na rotina de cidadãos, empresas e instituições públicas. Um exemplo é a Escola Serpro Cidadão, que reúne cursos gratuitos sobre a LGPD, como:
- Fundamentos da LGPD, Privacidade e Proteção de Dados para Professores
- Mapeamento de Atividades de Tratamento de Dados Pessoais
- Fundamentos da LGPD – Serpro
“Em um contexto de digitalização acelerada, a proteção de dados e a prevenção à fraude deixam de ser apenas temas técnicos e passam a representar um compromisso com a garantia de direitos fundamentais, assegurando conformidade regulatória, mitigação de riscos e a preservação da confiança e da imagem das instituições e serviços digitais.”, avalia Débora Sirotheau, gerente do Departamento de Combate à Fraude Cibernética do Serpro.
Agende-se!
📅 Data: 28 de janeiro
⏰ Horário: 9h às 12h
▶️ Transmissão ao vivo: canal do Serpro no YouTube
👉 Acompanhe ao vivo e participe do debate.