Notícia
Internacional
Serpro garante infraestrutura e tecnologia para conferência que reúne ministros de 33 países da América Latina e do Caribe

O Serpro e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) formalizaram, na quarta-feira (4), uma parceria para apoiar a Conferência Ministerial eLAC. A cerimônia ocorreu na sede do Serpro, em Brasília.
A eLAC é um mecanismo de diálogo e cooperação digital entre os governos da América Latina e do Caribe. Desde 2005, eles se reúnem em conferências ministeriais para definir planos de ação. A décima edição será na unidade do Serpro em São Paulo, dentro de uma programação de 30 de novembro a 3 de dezembro. O encontro deve reunir ministros e altas autoridades dos 33 países. A organização é da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do MCTI.
Nesta edição, os participantes vão examinar prioridades de políticas públicas e áreas de ação conjunta no âmbito da nova Agenda Digital eLAC 2028. Serão oito sessões, com temas como soberania digital, governo digital, conectividade, inteligência artificial, inclusão e direitos digitais.
O Brasil, país-sede, assumirá a presidência da eLAC de 2026 a 2028. Caberá ao país conduzir os trabalhos regionais e a implementação da nova agenda, que deve ser adotada em São Paulo.
O suporte do Serpro à conferência
Para viabilizar a conferência, o Serpro oferecerá sua infraestrutura em São Paulo e o suporte tecnológico e operacional necessário. O apoio inclui conectividade, segurança, credenciamento e estrutura audiovisual.
Na cerimônia, falou o diretor da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, Hamilton José Mendes da Silva. Segundo ele, o Serpro reúne experiência e capacidade tecnológica para um evento dessa dimensão, e a parceria não se encerra com a conferência. “Queremos que esta parceria seja um ponto de partida para novas iniciativas de cooperação, para o compartilhamento de soluções e para a construção de projetos capazes de gerar benefícios concretos para os países da região”, disse.
O diretor-presidente do Serpro, Wilton Mota, destacou o compromisso da empresa com a agenda regional. “Tecnologia pública só cumpre seu papel quando melhora a vida de quem usa o serviço. É com esse compromisso que o Serpro apoia a eLAC. Queremos colocar nossa experiência a serviço de uma agenda que une os países da região e que o Brasil terá a responsabilidade de conduzir. Cooperar é também garantir que cada país decida, com autonomia, como usar a tecnologia em benefício da sua população”, afirmou.
A atuação internacional do Serpro
Para Juliana Bastos Braz, gerente de Negócio para Mercado Internacional do Serpro, a conferência reúne no mesmo ambiente os responsáveis pela transformação digital da região. “Estar nesse espaço permite ao Serpro conhecer as prioridades de cada governo e identificar caminhos de cooperação”, avalia.
O Serpro já atende organizações internacionais com consultas a dados oficiais, serviços que ajudam a validar cadastros, prevenir fraudes e combater a lavagem de dinheiro. Em agosto de 2026, a atuação internacional da empresa alcançava 54 países e 532 contratos. No atendimento a governos, um exemplo está em Angola. Desde fevereiro de 2025, o Serpro executou com o governo angolano um programa de transferência de conhecimento em transformação digital. Foram mais de 6 mil horas de consultoria, informa Juliana. Em 2026, o programa apoiou a criação de uma unidade de inovação no país.
O desafio agora, de acordo com a gerente, é transformar a experiência do Serpro com grandes plataformas públicas em soluções adaptáveis a cada país. Cada caso exige avaliar a legislação local, a maturidade da solução e a capacidade de entrega. “Queremos compartilhar conhecimento e mostrar como infraestruturas digitais públicas seguras, interoperáveis e soberanas podem ampliar o acesso aos serviços públicos e fortalecer a autonomia dos governos”, resume Juliana.