Notícia
Serpro Multicloud em Goiânia
Serpro leva solução Multicloud ao Enastic MP e apresenta estratégia de soberania digital para o setor público

O Serpro apresentará no 10º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos (Enastic MP) sua solução Serpro Multicloud, plataforma que permite aos órgãos públicos adotar uma estratégia integrada de múltiplas nuvens com governança, segurança e soberania digital. A tecnologia será o destaque da participação da empresa no evento, que ocorre entre os dias 11 e 13 de março, no Tribunal de Contas do Estado de Goiás, em Goiânia.
A solução será detalhada na palestra “Estratégia de Soberania Digital com o Serpro Multicloud”, conduzida por Giordanni Paiva, chefe do Departamento de Inteligência e Promoção da Jornada de Nuvem do Serpro. Giordaanni esclarece que “Essa palestra é ideal para demonstrar que soberania digital e modernização não são conceitos excludentes, são complementares”. Durante a apresentação, ele mostrará como a plataforma permite que instituições públicas utilizem diferentes provedores de nuvem de forma coordenada, mantendo controle sobre dados sensíveis, garantindo conformidade regulatória e ampliando a autonomia tecnológica do Estado brasileiro.
Além dos conceitos estratégicos, a apresentação trará exemplos de projetos de grande escala operados pelo Serpro em ambientes de nuvem, como iniciativas relacionadas à Plataforma da Reforma Tributária do Consumo da Receita Federal e ao Sistema de Seleção Unificada - Sisu, que exigem infraestrutura robusta, alta disponibilidade e elevados padrões de segurança.
Diversos órgãos de justiça já utilizam o Serpro Multicloud
A solução já vem sendo adotada por diversas instituições públicas. Um dos exemplos é o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que contou com apoio técnico do Serpro no processo de migração para a nuvem.
“A consultoria, o apoio e os serviços profissionais do Serpro fizeram toda a diferença no processo de migração para a nuvem”, afirmou o assessor especial de Inovação e Tecnologia do tribunal, Alsones Balestrin, durante evento recente. Segundo ele, a adoção da infraestrutura em nuvem já possibilita a implementação de projetos de inteligência artificial e o uso de sistemas de gestão operados em servidores remotos.
Atualmente, mais de 160 instituições públicas utilizam soluções de infraestrutura e nuvem operadas pelo Serpro. Dentre os órgãos do poder judiciário, estão o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de tribunais de justiça estaduais, como os de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco. A base de clientes também inclui defensorias públicas estaduais, entre elas as do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Estande do Serpro
O Enastic MP é considerado um dos principais encontros voltados à inovação tecnológica no sistema de justiça brasileiro. O evento reúne membros e servidores dos Ministérios Públicos de todo o país para debater temas como governança digital, infraestrutura tecnológica, inteligência artificial e segurança da informação.
Durante o encontro, o Serpro também contará com um estande institucional, onde apresentará soluções e serviços voltados à transformação digital das instituições públicas. No espaço, os participantes poderão conhecer mais detalhes sobre o Serpro Multicloud e conversar com especialistas da empresa sobre estratégias de modernização da infraestrutura tecnológica no setor público.