Notícia
Internacionalização
Serpro recebe visita do embaixador do Nepal

O embaixador do Nepal, Nirmal Raj Kafle, visitou a Sede do Serpro em Brasília, na última quarta-feira 21, para conhecer mais a fundo os serviços oferecidos pela empresa. Foi um primeiro encontro que teve, como objetivo, a prospecção de novos negócios e oportunidades de colaboração.
“Estamos realmente impressionados com a variedade de tarefas conduzidas pelo Serpro, que vão desde iniciativas do setor privado, estabelecimento de transparência no governo e a articulação com os governos locais. Para um país como o Nepal, que está em um estágio inicial de desenvolvimento do seu setor de TI, a experiência do Brasil é muito valiosa”, avaliou o embaixador.
Segundo ele, a principal diferença entre os estágios de desenvolvimento das plataformas digitais brasileira e nepalesa é que, aqui, tudo é unificado. “No nosso caso, o desenvolvimento ainda é bastante fragmentado”, descreveu. “Também ficamos muito encorajados pela declaração vinda da presidência da empresa, de que há interesse em trabalhar com o Sul Global, para compartilhar experiências e promover ferramentas digitais. Isso é realmente encorajador”, relatou.
"A internacionalização do Serpro reforça o compromisso da empresa e do país em compartilhar soluções sólidas de transformação digital que já demonstraram eficiência, segurança e escala no setor público. Nosso objetivo é levar a expertise brasileira em tecnologias de governo digital apoiando administrações públicas na modernização de seus serviços e no avanço de políticas digitais sustentáveis, além de promover trocas tecnológicas que possam agregar valor estratégico na consolidação da nossa soberania”, defendeu o diretor de Novos Negócios e Inteligência de TI do Serpro, André Agatte.
Sul Global
O Nepal é fortemente influenciado pela Índia e China e o encontro foi primeira apresentação de e sistemas de governo do Serpro com a Ásia Meridional. “É sempre importante receber um embaixador de um país, mostra nosso papel como instrumento diplomático do governo”, avaliou Rafael Oliveira, gerente de Negócios para Mercado Internacional do Serpro.
Segundo o gerente, neste momento o Serpro realiza uma prospecção ativa com nove países diferentes. “Estamos promovendo ações como o Serpro Day, que são voltadas especialmente a países que buscam aceleração em transformação digital, em especial em sistemas estruturantes e e-commerce de governo”, descreveu.
Angola
Nos últimos anos, o Serpro vem ganhando cada vez mais experiência na promoção da transformação digital em outros países. O caso de maior destaque é a contratação de serviços da empresa pelo Serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas de Angola. A parceria combinou transferência de conhecimento, implementação de soluções seguras e escaláveis e o fortalecimento de práticas de governança digital, resultando em ganhos concretos de eficiência, transparência e integração para o sétimo país em extensão territorial e a oitava maior economia africana.