• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Migrar sem traumas
Info

Notícias

notícias

General

Migrar sem traumas

Há uma grande dúvida sobre como incentivar o uso de software livre nas estações de trabalho dos usuários finais. Ao analisar o motivo dessa dúvida, encontramos o real problema.

Por que o sistema operacional de nosso computador pessoal deveria ser uma preocupação nossa? Será que alguém debate o sistema operacional da nossa televisão? Ou de qualquer eletrodoméstico? Na verdade, é preciso desmistificar a importância do sistema operacional nos computadores pessoais. Para isso, é importante uma abordagem que mantenha as aplicações amigáveis ao usuário final, independente do sistema operacional utilizado.

A melhor maneira de resolver essa equação é a substituição das aplicações finais dependentes do sistema operacional, por soluções baseadas em web. Assim, será indiferente para o usuário que sistema operacional está rodando em seu computador. O debate não deve focar o sistema operacional, e sim, como tornar transparente para o usuário o uso da tecnologia. Dar a ele o conforto de saber que suas aplicações estarão disponíveis, seja com um sistema em código aberto, como o Linux, ou outro qualquer. Materializar o uso do software livre é dar autonomia e confiança ao usuário sobre as soluções que está utilizando, sem o medo de que perderá o poder de realizar suas tarefas.

Criar, cada vez mais, aplicações que independam do sistema operacional e que obedeçam a padrões de relacionamento com o usuário e de tecnologias de interface, garantirá que a substituição do sistema seja simples e sem trauma. Claro, que todo usuário tem demanda de qualificação profissional e específica nas ferramentas de escritório. Esse é o momento de aproveitar para investir no necessário treinamento, independentemente de qual produto estaria sendo usado, valorizando, portanto, o usuário final. Todo profissional precisa se manter atualizado nas ferramentas de seu trabalho. Não podemos esquecer que a decisão última sobre o uso de um aplicativo, e até de um sistema operacional, é do usuário final. Deixá-lo despreocupado com o sistema, usando aplicações web, e investir na sua qualificação é a estratégia mais lógica de migração da plataforma proprietária para software livre. Tecnologicamente, a plataforma de software livre é muito superior às das soluções proprietárias, mas a migração depende de como lidamos com os aspectos culturais dessa operação. Deixar o usuário seguro e valorizado é ponto-chave.

Devemos também combater a idéia de que o software livre está associado à reutilização de equipamentos. Nas evoluções de software proprietários, sempre fazemos, junto, atualização de equipamentos. A mesma lógica deve ser seguida na opção para sistemas de código aberto. Receber uma máquina nova, treinamento, e não ter dificuldades com os produtos no dia-a-dia, garantirá ao usuário uma migração para software livre prazerosa e proveitosa. É também aconselhável que a distribuição Linux usada esteja de acordo com os padrões adotados na corporação, não obrigando o usuário a ter que aprender tudo novamente. Esses cuidados resultarão em uma migração tranqüila e sem retrocessos.

O plano de migração, em elaboração pelo Serpro, prevê que a própria empresa dê o exemplo, quando da sua execução. Vamos investir em treinamento, em contrapartida aos gastos com licenças, ter uma distribuição mais amigável que aquelas que os softwares proprietários possam fornecer, aplicações baseadas na web e modernização do parque tecnológico, com prioridade para ambientes que usam software livre.

Revista A Rede, Opinião, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni (Diretor-presidente do Serpro), nº 27, Julho/2007

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico