• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  A contribuição das empresas
Info

Notícias

notícias

General

A contribuição das empresas

Banco do Brasil, Serpro e Caixa Econômica Federal aproveitam seu parque de equipamentos e sua infra-estrutura tecnológica para apoiar telecentros.

E a Fundação BB monta Estações Digitais com máquinas zero quilômetro, financiando, por seis meses, conexão, insumos e educadores. A prioridade, este ano, da coordenação do programa de inclusão digital do Banco do Brasil, que faz uma ação independente da sua Fundação, é a capacitação de mo­nitores, com ênfase em manutenção de micros. Gladir Mcarthur, responsável pelo programa, quer, assim, reduzir o maior problema que os 1,6 mil telecentros da rede do BB enfrentam: máquinas paradas por falta de manutenção. Por falta de conhecimentos mínimos — como consertar um mouse, por exemplo —, os computadores vão sendo encostados.

Para o treinamento (duas vagas por unidade), o BB fez convênio com a Edusol, da CNBB, que, além do curso de manutenção, vai oferecer todos os conteúdos de sua grade, dos básicos para economia solidária (confecção de bombom, produção de sabão, etc.) até graduação. “Nosso objetivo é o desenvolvimento da comunidade. O computador é só um meio”, diz Gladir. Este ano, a rede vai ser ampliada para 2 mil telecentros. Para isso, devem ser doados 15 mil micros, além dos 3 mil entregues no início do ano. Neste semestre, o BB inaugura novo portal da rede, onde cada telecentro vai poder construir sua página. Hoje, o site fica no portal da Responsabilidade Sócio-Ambiental. Mesmo assim, a sua suíte telecentro, toda em software livre e que vai ganhar um leitor de tela para cegos, já registra 213 mil downloads.

A Fundação Banco do Brasil, por sua vez, deve investir, este ano, R$ 2 milhões para abrir mais 45 Estações Digitais, rede de telecentros comunitários que soma, atualmente, 186 unidades. Segundo Germana Macena, gerente de núcleo da FBB, a fundação fornece máquinas novas (um servidor e dez estações), mobiliário, rede lógica e elétrica, impressora e custeio, por seis meses, da internet, do material de consumo e de bolsa de R$ 300,00 para dois educadores.

Outra estatal envolvida na inclusão digital, o Serpro quer encerrar 2007 com 200 telecentros abertos, geridos por prefeituras ou ONGs. Tem um orçamento de R$ 1,5 milhão para as 143 novas unidades. E a CEF apóia as ações de inclusão com a doção de equipamentos, que, este ano, são estimados em 7.150, entre computadores e periféricos.

Revista A Rede, nº 27, Julho/2007

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico