• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  “A inclusão social tem que fazer parte do nosso cotidiano”
Info

Notícias

notícias

General

REFLEXÃO

“A inclusão social tem que fazer parte do nosso cotidiano”

No Dia da Acessibilidade, diretor de Operações Wilton Mota defendeu que a produção tecnológica tem que ser feita para todos.
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Brasília — 22 de janeiro de 2015

Ciclo de palestras contou com tradução para Libras.

O 5 de dezembro é marcado no calendário nacional como o Dia da Acessibilidade. O Serpro, mais uma vez, comemorou a data com um ciclo de palestras voltado para a conscientização e para divulgação de formas de trabalho que garantam o acesso às tecnologias da informação a todas e todos.

“Queremos destacar a importância da acessibilidade nos sistemas e ferramentas que o Serpro desenvolve, mas também para o dia a dia das pessoas”, destacou o chefe do departamento da Responsabilidade Social da empresa, Luiz Cláudio Mesquita, no início do evento.

O ciclo de palestras
A atividade foi iniciada com a apresentação do "Coral das Mãozinhas", com estudantes da Escola Classe I do Guará interpretando música popular brasileira com a linguagem de sinais. Com essa forma de espetáculo, pessoas com deficiência auditiva também podem fruir a mensagem e o sentimento das canções.

A mesa de abertura contou, além da presença do diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota, com a diretora do Departamento do Governo Eletrônico (eMAG) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), Andrea Ricciardi, e do coordenador-geral de acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Sérgio Paulo Nascimento.

“É muito importante que o Serpro chame a atenção para o assunto e que esteja preocupado em garantir a acessibilidade nos produtos que desenvolve”, assegurou Sérgio Nascimento em sua fala. Andrea Ricciardi, concordou, parabenizando a empresa pela iniciativa. “Acessibilidade não é assunto para ser tratado em especial ou em separado, mas realmente integrar o fazer de cada profissional ou empresa”, acrescentou a diretora do e-MAG.

Na sequência, foram realizadas três palestras técnicas: “Acessibilidade na web: conceitos, tendências e desafios”, com Sérgio Nascimento; “Padrões abertos e seu impacto na acessibilidade: as lições das últimas décadas e as novas necessidades de pessoas com deficiências”, com Fernando Botelho, presidente da F123 Consulting; e “Benefícios e desafios na implementação do eMAG”, com Ana Elisa Gabriel, analista em TI do Departamento de Governo Eletrônico (eMAG).

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico