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“Governo que não for eletrônico está abrindo mão de ser governo”

A declaração é do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Segundo ele, o Estado deve oferecer serviços que qualifiquem e reforcem a relação com o cidadão.

“Temos que ter a consciência que a essência não está na tecnologia, mas em todos os processos e serviços ofertados para as pessoas. Precisamos identificar e perguntar ao cidadão o que o ele busca, para que o governo possa oferecer uma maior gama de serviços, com qualidade e customização mais ágil”, enfatizou Assumpção, que participou do debate sobre e-Gov realizado na manhã de hoje, 19, no III Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2010).

Para ele,  a simplificação do software o tornará mais eficaz para que o cidadão possa usá-lo de forma participativa. “Superar barreiras, entraves burocráticos e políticos, que nos impedem de atingir essa simplicidade nos serviços de governo eletrônico é o grande desafio. Precisamos oferecer essa simplificação por meio da tecnologia, para que o cidadão possa usufruir desses serviços que qualificam sua relação com o Estado,” finalizou.

O gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, alerta que o importante é o trabalho colaborativo, que aprimora a qualidade dos serviços. “ A produção colaborativa amplia o leque de recursos para a prestação de serviços para a sociedade. Temos que contar com a capacidade das pessoas que trazem ideias que contribuam para o aprimoramento do governo eletrônico”, explicou Corinfo.

Foco no cidadão
Na Coréia, os serviços de governo eletrônico existem há 20 anos e o foco do seu aprimoramento está sempre nos interesses no cidadão. “Quais os serviços que o cidadão precisa? Quais ele  necessita para simplificar sua vida? Esses questionamentos são feitos pelo governo na avaliação periódica dos serviços de e-Gov,” disse Kang Guil, da National Information Society Agency (NIA), daquele país.

Entre os participantes do debate, o consenso foi que a tecnologia tem que ser um meio, uma ferramenta para ofertar serviços úteis e para facilitar a vida do cidadão e o seu relacionamento com o Estado.

Consegi
A terceira edição do Consegi começou hoje, em Brasília, e segue até o dia 20 de agosto. Acesse o endereço www.consegi.gov.br e acompanhe a transmissão ao vivo das principais atividades do evento.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 19 de agosto de 2010

 

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