General
“Vivemos em um mundo remix”

O diretor-executivo da Mozilla Foundation, Mark Surman, esteve presente no palco principal da Campus Party Brasil 6 hoje, 1°, no penúltimo dia do evento. Mark veio para chamar a atenção dos participantes da festa para como a sua organização, sem fins lucrativos, atua para tentar mudar a web no presente e também nos próximos “cem anos”.
Na ocasião, Mark apresentou o conceito da Mozilla Foundation sobre a web: um ambiente livre e que qualquer pessoa pode ter acesso, utilizar e, mais importante, modificar conteúdo para atender aos seus interesses. “É como se a web fosse feita de blocos de armar. Tim Berners-Lee (criador da Web) concebeu-a para ser algo como Lego”, disse, e continuou: “vivemos em um mundo remix, e a web é remix desde sua origem”.
Desta forma, o objetivo de Surman e da Mozilla Foundation é construir um ambiente onde cada vez mais as pessoas possam criar e editar conteúdos e a chave para isso, segundo ele, é um projeto chamado “Webmaker”. De acordo com estatísticas apresentadas, o principal navegador da empresa, o Firefox, tem 400 milhões de usuários, mas apenas uma fração deles sabe efetivamente editar páginas na web. Com a Webmaker, a ideia é que cada vez mais pessoas aprendam a programar em código essas páginas.
Surman faz um paralelo da Webmaker com o movimento de escotismo internacional, criado por Robert Baden-Powell em 1907: “podemos fazer um movimento no mundo que inspire as pessoas a gostarem da web da mesma forma que o escotismo estimulou as pessoas a gostarem da vida ao ar livre e da natureza”. Não por acaso, a Mozilla criou um sistema de medalhas para a Webmaker, que são concedidas àqueles que completam o aprendizado de um determinado tipo de conhecimento relacionado à programação para web.
Mark aproveitou a ocasião para falar mais sobre o que a Mozilla pretende com o Firefox OS, sistema operacional Open Source baseado em Linux e voltado para dispositivos móveis: “criamos o Firefox OS uma vez que nenhuma das alternativas existentes no mercado, até agora, é realmente de código aberto, ainda que sejam ótimos produtos domésticos”, disse. Com o Firefox OS, a Mozilla espera que a prática de modificar o sistema operacional de acordo com necessidades de cada usuário torne-se mais comum. A expectativa é que os primeiros smartphones com o sistema sejam lançados ainda neste ano.
Acompanhe a cobertura da Campus Party Brasil 6 também pelo blog Serpro em Eventos. A #CPB6 segue até domingo, 3, na capital paulista, e conta com a parceria do Serpro, que patrocina o palco "Sócrates", espaço dedicado ao software livre no evento. Além disso, a empresa é a patrocinadora principal da área de Inclusão Digital da #CPB6, participa com um stand de exposições da Zona Expo e realiza o Install Fest na Arena.