• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  "A desigualdade não cabe mais no século 21"
Info

Notícias

notícias

General

"A desigualdade não cabe mais no século 21"

A frase foi dita pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, na abertura do II Encontro do II Ciclo Regional para o Fortalecimento da Equidade de Gênero no Mundo do Trabalho. O evento discutiu o tema "Gênero, Desenvolvimento e Poder", em Foz do Iguaçu (PR).

Lula lembrou que uma das primeiras medidas tomadas no seu primeiro mandato foi a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal (SPM). "A SPM e, posteriormente, a Lei Maria da Penha foram algumas das principais realizações que pretendo lembrar quando encerrar o mandato", afirmou o presidente. Lula também destacou os avanços conquistados pelas mulheres nas empresas. "Hoje, as empresas entendem mais o papel da mulher na organização. Elas ocupam cargos de confiança e diminuiu a diferença entre o salário dela e do homem. Antigamente, a mulher recebia muito menos que o homem e realizava o mesmo trabalho".

Além do presidente, participaram da cerimônia a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Nilcéa Freire; a ministra da Secretaria da Mulher do Paraguai, Glória Rubín; o ministro da educação Fernando Haddad; o ministro da saúde, José Gomes Temporão; o ministro do planejamento, Paulo Bernardo; e autoridades das empresas promotoras do evento, dentre elas o Serpro, representado pelo diretor-presidente Marcos Mazoni.

Qual o papel das Empresas?
O encontro durou dois dias e contou com palestras e debates na sua programação. A diretora de Administração do Serpro, Vera Moraes, participou da mesa "Gênero, desenvolvimento e poder: qual o papel das empresas?", na qual apresentou o Serpro e destacou suas realizações. "Como empresa pública, temos o dever de contribuir no contínuo desenvolvimento da sociedade. Neste aspecto, o Serpro tem iniciativas importantes como o Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID), responsável pela implantação de telecentros em várias regiões do país, que permitem a democratização da informação".

Além disso, destacou o tamanho e a infra-estrutura da empresa como facilitadores na melhoria da qualidade de vida das mulheres. "Todas as ações que promovemos favorecem o empoderamento e o fortalecimento da mulher, pois estabelecemos a formação do capital social no exercício da cidadania e de seus direitos e também de sua família".

A diretora também ressaltou que o Serpro aderiu aos sete princípios do empoderamento, uma iniciativa do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) que envolve 7 mil empresas em cerca de 135 países. A iniciativa foi bastante elogiado por Lula, na cerimônia de abertura. "É fundamental que todas as empresas públicas tenham uma política de equidade de gênero e que tenham aderência aos princípios de empoderamento estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas)", reforçou o presidente.

O Ciclo
Lançado em dezembro de 2008, o Ciclo de Encontros para o Fortalecimento da Equidade de Gênero realizou, ao longo de 2009, eventos nas cinco regiões brasileiras. O 1º encontro de 2010 foi realizado em junho, no Rio de Janeiro. O Ciclo é uma ação conjunta do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Serpro, Serviço Geológico do Brasil, Eletrobras - Eletronorte e Embrapa, com o apoio da SPM.

Além de sensibilizar sobre a importância da participação e da valorização da mulher como protagonista dos processos de desenvolvimento do país, de modo que as condições e oportunidades de trabalho sejam justamente acessíveis para mulheres e homens, os encontros são também espaço ideal para a construção, o debate e a implementação de ações governamentais efetivas nessa área.

Comunicação Social do Serpro - Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico