• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Audiência Pública debate contratação de serviços de TI
Info

Notícias

notícias

General

Audiência Pública debate contratação de serviços de TI

A Secretaria de Logística e Tecnologia a Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento realiza no dia 02 de dezembro, em Brasília, uma audiência pública para debater inovações destinadas a qualificar o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação no Governo Federal.

Será discutida a proposta de criação de um Núcleo de Métricas de Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP).

A audiência também vai tratar da implementação de uma ferramenta informatizada de apoio ao uso da métrica Análise de Ponto de Função (APF) que, posteriormente, será disponibilizada no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

Segundo o gerente de gestão corporativa da SLTI, Cláudio Cavalcanti, a métrica para análise de Ponto de Função possibilita medir o esforço de desenvolvimento de um software e seu objetivo é oferecer parâmetros que facilitem as contratações nessa área.

Ele lembrou que essas métricas serão essenciais especialmente a partir de 02 de janeiro de 2009 quando entrará em vigor a Instrução Normativa Nº 4 que impede a contratação de funcionários terceirizados para trabalhar por meio da métrica homens-hora.

Isso somente será permitido mediante justificativa e vinculado à entrega de produtos com prazos e qualidade previamente definidos. Dessa maneira, os órgãos terão que utilizar métricas de análise de ponto de função para especificar contratos na área.

Com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Comunidade TI Controle, a SLTI também capacitou na última semana 40 servidores da área de Tecnologia da Informação do Governo Federal para a utilização da métrica de pontos de função. O treinamento teve uma duração de 32 horas/aula.

Cavalcanti explicou que a criação de um núcleo específico para tratar desse tema visa apoiar os órgãos públicos na implementação não apenas das métricas de análise de ponto de função, bem como de outras métricas necessárias na Administração Pública como a de serviços de infra-estrutura de rede, entre outras. Esse núcleo terá representantes da Administração Pública Federal e de especialistas no tema. Sua formação deverá estar concluída no início do próximo ano.

Os documentos que serão discutidos na audiência estão disponíveis http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/eventos/audiencia-publica-no-4-2008. O evento ocorrerá às 14h20 dia 02 de dezembro, no Auditório Térreo do Ministério do Planejamento (Blooco K, Esplanada dos Ministérios), em Brasília, e está aberto a todos os interessados no assunto.

Estratégia de TI
A SLTI também desenvolveu uma estratégia de TI para o Governo Federal que prevê a adoção de padrões que forneçam uma infra-estrutura tecnológica homogênea nos diferentes órgãos, capacitação e  melhoria da remuneração dos recursos humanos, além de estruturar um sistema com informações sobre contratações e soluções utilizadas pelos diferentes órgãos.

Até o final desse ano o tema estará em debate junto aos gestores de Tecnologia da Informação dos órgãos e sua implementação deve começar no próximo ano.

Governo Eletrônico, 26 de novembro de 2008

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico