• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Celepar é referência em tecnologia da informação, afirma presidente do Serpro
Info

Notícias

notícias

General

Celepar é referência em tecnologia da informação, afirma presidente do Serpro

“A maioria dos projetos de cooperação no setor da tecnologia da informação e comunicação no Brasil tem o DNA do Governo do Paraná”. A declaração é do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, e foi feita nesta terça-feira (18) durante a reunião semanal da Escola de Governo.

Mazoni falou sobre os resultados da parceria entre o Serpro e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para o desenvolvimento de soluções conjuntas.

Segundo Mazoni, o conceito da cooperação, base do desenvolvimento dos sistemas de computador de código aberto, o software livre, além de permitir a apropriação do conhecimento por todos os setores envolvidos, tem produzido soluções de ponta para o setor público.

Como exemplo, citou o sistema Expresso, uma solução de correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de fluxo de trabalho, desenvolvida pela Celepar e que hoje serve a vários Estados e ao Governo Federal. O aperfeiçoamento desse produto é feito atualmente por um comitê de usuários que reúne mais de 80 entidades em todo o país.

Outro sistema desenvolvido pela Celepar e utilizado pelo Governo Federal é o e-CAR (Controle, Acompanhamento e Resultados), utilizado para o gerenciamento de projetos estratégicos. Concebido para o acompanhamento da situação dos principais programas e obras, o sistema auxilia na tomada de decisões.

Depois dos bons resultados no governo paranaense, o sistema também foi adotado pelo Serpro, que o implantou na Casa Civil da Presidência da República. Da mesma forma, a Plataforma de Desenvolvimento de Sistemas “Pinhão Paraná”, um framework com padrões pré-definidos desenvolvido pela Celepar para acelerar o processo de construção dos sistemas eletrônicos, também serviu de modelo para o Serpro realizar vários projetos.

Utilizado pioneiramente para a construção dos sistemas de veículos e de condutores do Detran-PR, os métodos e padrões dessa plataforma inspiraram a construção do framework do Serpro, batizado de Demoiselle, em homenagem ao segundo aeroplano construído por Santos Dumont. Segundo Mazoni, a futura migração do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) para software livre, que vai envolver todos os macro-sistemas financeiros da União, utilizará os recursos dessa plataforma.

OUTRAS SOLUÇÕES - Outra parceria em curso é a implantação da certificação digital nas duas esferas de governo. A certificação é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações dos mais diversos tipos sejam feitas pela internet com a garantia de integridade, autenticidade e confidencialidade, de forma a evitar que ocorram adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude. No Governo Federal, a certificação digital é utilizada, por exemplo, pelo Ministério da Fazenda nas declarações do Imposto de Renda.

O presidente do Serpro também destacou outros dois importantes projetos que são frutos da cooperação tecnológica entre os governos do Paraná e do Brasil. O primeiro é uma ferramenta de ensino à distância utilizada pelo Serpro em sua Universidade Corporativa para a capacitação de seus profissionais e que serve de modelo para a Escola de Governo do Paraná, através da qual a Secretaria da Administração e Previdência disponibiliza aos servidores uma série de cursos e atividades de aperfeiçoamento profissional.

O outro projeto diz respeito à construção de portais e páginas na internet através da utilização de ferramentas de software livre. O XOOPS (eXtensible Objetc Oriented Portal Systems) é responsável pela produção de mais de 400 portais e 40 mil páginas do governo paranaense. A experiência da Celepar com essa ferramenta também será utilizada pelo Serpro. Uma demonstração prática sobre o uso dessa tecnologia foi apresentado logo após a participação do presidente do Serpro, com o lançamento oficial do portal da Gripe A (veja matéria nesta página).

“Essa experiência de desenvolvimento compartilhado entre os governos do Paraná e do Brasil é referência em todo mundo. É assim que estamos provando que quanto mais compartilhamos mais conhecimento produzimos”, concluiu Mazoni.

Agência Estadual de Notícias, 18 de agosto de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico