General
Certificação digital e biometria: mais segurança na Rede de dados criminais
Os investimentos concentram-se em proteções contra ataques externos e no desenvolvimento do novo módulo de administração de usuários, com recursos mais avançados de segurança de autenticação e auditoria das atividades dos usuários. A certificação digital será utilizada na camada superior da aplicação de autenticação dos usuários, permitindo login único nos sistemas disponíveis pela Rede INFOSEG.
Segundo o coordenador da Rede INFOSEG, Reinaldo Las Cazas, a certificação digital é uma inovação disponível para prover maior segurança aos coordenadores da Rede INFOSEG nos órgãos participantes. “Nesta primeira etapa, serão distribuídos os certificados dos coordenadores administrativos e gestores máximos nos órgãos conveniados. Em seguida, será a vez dos coordenadores master e operacionais”. Ele acrescentou que será disponibilizado ainda cartões inteligentes com biometria aos coordenadores administrativos e master. “Os recursos garantirão a impossibilidade do empréstimo ou repasse das senhas de cadastradores a terceiros, garantindo à Rede INFOSEG maior eficiência nas ações de auditoria”, destacou Las Cazas.
A segunda etapa, de acordo com Las Cazas, está prevista para o fim do primeiro semestre de 2009, com a expansão da certificação a todos os usuários e a ampliação também do uso de biometria aos cadastradores. “As etapas já fazem parte do planejamento da Rede INFOSEG de atualização do módulo de administração de usuários desde sua concepção em maio de 2008”.
Las Cazas informou que do período de abril a agosto deste ano foram canceladas 5.554 senhas. Isso porque um dos crimes cometidos com uso indevido do acesso às informações da Rede INFOSEG foi a divulgação de informações funcionais. “Após a detecção das fraudes, foram adotadas medidas corretivas e investigativas e foi acentuado o desenvolvimento dos serviços de certificação digital, já que é um processo comum em sistemas de autenticação de serviços de alto nível de segurança”, explicou.
Sobre o Infoseg
Profissionais dos sistemas de segurança pública, justiça, fiscalização e controle, como: policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, tribunais, ministério público, Detrans e Receita Federal têm acesso a Rede Infoseg para obter informações sobre processos, inquéritos, mandados de prisão e envolvimento com narcotráfico. Além disso, há também informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Renavan – consulta de dados nacionais de veículos –, do Renach – informações sobre condutores -, banco de dados do Sistema Nacional de Controle de Armas da Polícia Federal e do Sistema Nacional de Identificação Criminal. São 107 mil usuários do sistema. A média de consultas diárias ao sistema, no ano de 2008, é de 112,5 mil consultas.
ITI, 5 de setembro de 2008