• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Serpro e Secretaria de Comunicação da Presidência promovem seminário
Info

Notícias

notícias

General

Serpro e Secretaria de Comunicação da Presidência promovem seminário

"Copa do Mundo de 2014: Estratégias de Comunicação Digital e Multimídia do Governo Federal" acontece dia 26 e é gratuito
Ciclo visa capacitar comunicadores do Executivo Federal
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Brasília — 22 de setembro de 2014

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) convidam para o seminário sobre as estratégias de comunicação do governo federal para a Copa do Mundo de 2014, que acontece nesta sexta-feira, 26, às 9h. O evento será na sede do Serpro, com transmissão pela TV Serpro e por videoconferência para salas de vídeo das regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

Confira a programação do seminário:

1) Portal da Copa: comunicação integrada e gestão em tempo real
Palestrantes:
Gustavo Cunha e Abelardo Mendes Jr, editores do Portal da Copa

Resumo: O Portal da Copa foi criado para ser o site oficial do governo federal sobre a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e para unificar informações de todos os órgãos envolvidos no evento. A partir de um diagnóstico sobre a dispersão da comunicação, a equipe do portal traçou um planejamento com foco na unificação do discurso, transparência, conteúdo multimídia, integração com redes sociais, monitoração de estatísticas em tempo real e sinergia com uma rede de comunicadores de todas as instâncias de governo (federal, estadual e municipal). A palestra apresentará estratégias, ações e práticas bem-sucedidas que levaram o portal ultrapassar a marca de 38 milhões de visualizações de páginas.

Minicurrículos:
Gustavo Cunha - Editor do Portal da Copa
Mestre em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como subeditor de Política e de Cidades no Correio Braziliense. Integrou a equipe que projetou e implementou o jornal popular Aqui DF, dos Diários Associados. Trabalhou como professor de jornalismo na Universidade Católica de Brasília e no Instituto de Educação Superior (Iesb). Foi repórter da equipe de esportes do Jornal de Brasília, com experiência em cobertura de megaeventos, como o Rally dos Sertões (2002), Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e Olimpíadas de Atenas (2004).

Abelardo Mendes Jr – editor internacional do Portal da Copa
Formado em Jornalismo e Publicidade/Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Área Internacional da Secom/PR como editor internacional do Portal Brasil, projetou e implementou o site do Jornal de Brasília, foi subeditor do site do Correio Braziliense, produtor de conteúdo para internet à época do lançamento do CorreioWeb (Diários Associados) e correspondente freelancer do site Swissinfo (Swiss Broadcasting Corporation).


2) A Copa nas redes sociais: engajamento do público e a batalha das hashtags
Palestrante:
Mariana Antoun, coordenadora de Mídias Sociais no Ministério do Esporte

Resumo: O Ministério do Esporte contou com um detalhado planejamento de comunicação em mídias sociais para a Copa do Mundo no Brasil e encarou o desafio de garantir a presença do governo nas redes e engajar a sociedade antes, durante e após o evento. O desafio ainda se fez maior ao longo da competição: esta Copa acabou batendo diversos recordes nas redes sociais. No Facebook, foram 350 milhões de pessoas falando sobre o torneio, somando 3 bilhões de posts, curtidas e comentários. Segundo o Twitter, a Copa do Mundo registrou 672 milhões de mensagens. A palestra apresentará a estratégia traçada pelo governo para fortalecer a imagem do evento, ferramentas de medição, ações de integração com outras plataformas e resultados mensurados.

Minicurrículo: Jornalista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem 14 anos de experiência no mercado de Comunicação, com experiência em jornais impressos, TV, Assessoria de Comunicação e Comunicação Digital.

Passou pelas redações de O Fluminense e Jornal do Brasil, pela assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e pela ONU. Após morar na Alemanha, atuou na equipe de jornalismo do canal alemão ZDF. Em Brasília, assumiu a função de assessora de comunicação da Embaixada da Alemanha no Brasil, onde desenvolveu projetos de comunicação pública digital.

Está há 5 anos na FSB Comunicações, onde desenvolve e gerencia projetos em Comunicação Digital para grandes clientes. Desde dezembro de 2012, atende exclusivamente ao cliente Ministério do Esporte, onde atualmente coordena a equipe de mídias sociais, no projeto de longo prazo que envolve Comunicação Institucional e os Planos de Comunicação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.


3) EBC Serviços: produção e compartilhamento de conteúdo multimídia
Palestrante:
Flávio Gonçalves, assessor de Produção e Qualidade da EBC Serviços 

Resumo: Para a Copa do Mundo, a TV NBR e a Voz do Brasil produziram uma série de conteúdos especiais abertos para compartilhamento e uso de órgãos de governo e da imprensa nacional e internacional. Uma das iniciativas foi a criação de um banco de imagens com 1.080 arquivos de vídeo com imagens dos preparativos para o evento nas cidades-sede, pontos turísticos e infraestrutura. Todo material foi catalogado, decupado e distribuído livremente através da internet. Outros serviços foram as transmissões ao vivo via satélite e por streaming de coletivas de imprensa de autoridades durante a competição, com possibilidade de retransmissão em sites de governo e redes sociais. A palestra vai apresentar como produtos e serviços da EBC produzidos para a Secom/PR podem apoiar as ações de comunicação de diversos órgãos de governo. 

Minicurrículo: Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Flávio Gonçalves é também mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Foi repórter, assessor de imprensa e coordenou programas de inclusão digital. Na EBC desde 2007, foi produtor, editor e coordenador de pauta da antiga Diretoria de Serviços. Também atuou como assessor da Secom/PR.


4) Embratur: diálogo digital com games, aplicativo mobile e redes sociais
Palestrante:
Tiago Tomazella, gerente de Comunicação Digital da Embratur

Resumo: Para divulgar o país e a Copa do Mundo de 2014, a Embratur investiu em tecnologias e estratégias inovadoras de comunicação. Uma das inciativas foi o game Brasil Quest, criado com foco nos principais pontos turísticos das 12 cidades-sede do evento. Além de promover essas cidades, o game deu visibilidade ao Brasil no exterior, imprimindo um viés mais moderno e tecnológico à imagem do país. Outra novidade foi a criação de vídeos com atrativos turísticos do Brasil em 360 graus. A nova ferramenta possibilita a visualização de imagens panorâmicas dos principais atrativos das cidades-sede. A palestra vai apresentar o planejamento e execução dessas e de outras ações da empresa para a Copa do Mundo.

Minicurrículo:

Formado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimpe), com especialização em "Comunicação com o Mercado”, pela Escola Superior em Propaganda e Marketing (ESPM), e em “Planejamento e Marketing de Produtos e Destinos Turísticos", pelo Senac. 


Tiago Tomazella é gerente da Coordenação de Comunicação Digital do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), vinculada à Diretoria de Marketing, e atua há mais de 6 anos no órgão. Também trabalhou na Turner Broadcasting System, com representação comercial dos canais Turner na praça de Brasília, desenvolvendo soluções de comunicação junto aos clientes.


Parceria

O "Ciclo de Encontros de Comunicação de Governo e Tecnologia” é a segunda série de eventos realizada pela parceria firmada entre Serpro e Secom/PR. O atual seminário é a segunda atividade deste ciclo. No dia 21 de agosto, foi realizado o “Seminário Games, Interatividade e Imersão: novas estratégias de comunicação institucional”.

Em 2012 e 2013, os órgãos promoveram o "Ciclo de Capacitação em Comunicação Pública", que trabalhou com temas como Comunicação de Crise, Planejamento, Estratégia, Avaliação e outros que fazem parte do trabalho diário dos comunicadores de governo. O ciclo de Comunicação Pública contou com a participação de mais de 330 comunicadores de governo, de105 órgãos públicos, em 22 oficinas e seminários realizados em 11 capitais brasileiras.

Serviço
"Copa do Mundo de 2014: Estratégias de Comunicação Digital e Multimídia do Governo Federal"

Data: 26/9 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Serpro – Sede
Endereço: SGAN Quadra 601 Módulo V (Brasília)
Transmissão: Videoconferência para as regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. E pelo sítio da TV Serpro.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico