• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Cinco anos de Comunidade Demoiselle
Info

Notícias

notícias

General

Cinco anos de Comunidade Demoiselle

Grupo conquistou prêmios, parceiros e construiu uma forte comunidade ao redor do framework
Comunidade evolui o framework já empregado em mais 1.500 projetos do Serpro
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Brasília — 09 de julho de 2014

Comunidade Demoiselle completou cinco anos de existência em 2014. A iniciativa de criação do grupo partiu do Serpro, que é a empresa desenvolvedora do código e uma das mantenedoras da solução. Antonio Tiboni, responsável pela comunidade no Serpro, conta que em 14 de abril de 2009, o código-fonte do framework Demoiselle foi liberado para o universo do software livre. Na época, toda documentação foi publicada no Sourceforge e ali começou o processo de divulgação e chamada para a formação da comunidade. Cinco anos depois, a Comunidade Demoiselle reúne cerca de 645 usuários no Sourceforge e mais de 1.840 no Portal do Software Público, entre os representantes estão empresas públicas, privadas, universidades, entidades do Paraguai, Argentina, Venezuela e Uruguai, entre outros.

"O Serpro, como empresa do governo federal, tem a obrigação de devolver o resultado do seu trabalho, porque assim todos se beneficiam", defende Tiboni, sobre a liberação do código e criação da comunidade. Ele acrescenta que a existência de uma comunidade em torno de um software gera respostas rápidas aos erros, a possibilidade de muitas pessoas auditarem o código e, com isso, acelerar a identificação de falhas de implementação (bugs). "Assim, tudo vai sendo auditado e testado, até se chegar a um código com excelente qualidade, possível de ser usado em computadores e sistemas operacionais diferentes", analisa.

Comunidade eficiente
Antonio Tiboni explica que a função de uma comunidade de sucesso é reportar bugs, sugerir melhorias, elaborar e enviar contribuições, participar do planejamento (roadMap), interagir com outros usuários compartilhando experiências e prestando apoio, difundir o projeto e participar de eventos de software livre. Para ele, a Comunidade Demoiselle desempenha bem esse papel.

A comunidade possui um estatuto e um modelo de governança, documentos que orientam o funcionamento do grupo. Além disso, também existe o Conselho da Comunidade Demoiselle, responsável pela definição dos direcionamentos (roadMap). O conselho é formado pelas empresas patrocinadoras e um representante eleito pela comunidade.

Ao longo desses cinco anos, a Comunidade Demoiselle conquistou 3 importantes prêmios: ARede2009, na modalidade empresa pública; E-Gov 2012, categoria e-administração pública; Conip 2013, categoria sistemas e plataformas de Gestão. O projeto também ganhou importantes parceiros, como as empresas Bansystem, Prodepa e TRE Pará, que se tornaram patrocinadores do framework.

Serpro e Demoiselle
José Leocádio, coordenador estratégico de tecnologia do Serpro, destaca a importância da ferramenta para a empresa. "O Demoiselle é auditável e agrega o fator transparência ao código das aplicações. Essa é uma característica indispensável às soluções de governo, além disso também garante maior qualidade e segurança", avalia. Para o coordenador, quando se examina um framework mantido por comunidade, percebe-se que ele é mais atual, que os componentes refletem as novidades da tecnologia utilizada (Java). "Isso só é possível porque a comunidade oferece essa oportunidade de troca de informações rápida, uso exaustivo do produto e compromisso com a evolução", conclui Leocádio.

O uso do Demoiselle no Serpro garantiu aumento da produtividade e qualidade dos códigos. Hoje, mais de 1.500 projetos são desenvolvidos com uso do framework.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico