• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Cogel pela Previdência
Info

Notícias

notícias

General

Cogel pela Previdência

Os servidores da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) podem esperar mais agilidade e segurança no lançamento e busca de dados no sistema previdenciário municipal.

O Instituto de Previdência do Salvador (Previs) acaba de adotar o SIPREV, um Sistema Previdenciário de Gestão para Regimes Próprios de Previdência Social ou RPPS. Uma solução tecnológica prospectada pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) entre os softwares públicos disponibilizados pelo Governo Federal.

Uma comissão formada por Neemias dos Reis Santos, presidente do Previs; Nailton Lantyer Filho, presidente da Cogel, Selma Gomes de Sousa, chefe de gabinete do Previs e Edson Queiroz Santos, gestor do NTI do Previs, foi pessoalmente a Brasília conversar com a equipe responsável pelo sistema SIPREV sobre a proposta de cooperação técnica aberta pelo Ministério da Previdência Social a todas as cidades brasileiras.

O Ministério, através da parceria com os entes federativos, visa garantir o equilíbrio atuarial e financeiro previsto no art. 40, da Constituição Federal e o controle das demais disposições legais e Constitucionais, inclusive quanto ao teto remuneratório, conforme disposto no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal. Além de viabilizar o cumprimento do art. 3º, da Lei nº 10.887/2004, que prevê a formação de banco de dados dos servidores da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

“Através do sistema que acabamos de adotar, será possível agilizar a concessão de benefícios previdenciários, explica Neemias Santos, pois, com o envio de dados para o SIPREV e o cruzamento destes com as informações cadastrais do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), gerido pelo Ministério da Previdência, levantaremos um histórico mais apurado de cada funcionário da PMS e qualquer novo benefício será concedido mais facilmente e de forma justa”. 

O Sistema

O SIPREV é um software livre que permite ter-se, em um único banco de dados, as informações cadastrais (informações básicas da pessoa, seja servidor ativo, inativo, pensionista ou dependente); as informações previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras), e as informações financeiras do contribuinte (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos), bem como permite a concessão e manutenção de benefícios (habilitar, simular, reabrir/revisar todos os tipos de benefício) e a verificação dos registros de dados essenciais.

“É uma ferramenta de uso local, disponibilizada para viabilizar a formação de uma base única de informações, o que nos permite analisar a situação do servidor de forma individualizada e rápida, otimizando a assistência da PMS aos seus beneficiários”, explica Edson Santos.

Para subsidiar a gestão de cada RPPS, o Sistema conta com Módulos: de Recadastramento, de

Cálculo do Benefício Médio no SIPREV, Atuarial, de Simulação de Benefícios, de Importação de dados para o SIPREV e de Concessão de Benefício.

Vantagens para a PMS

Através da parceira direta com o Ministério da Previdência Social, a PMS garante: o cumprimento da legislação, no momento da concessão de um benefício desenvolvido por órgão competente para normatizá-lo; a gratuidade do software, que tem código aberto; o treinamento gratuito, oferecido pelo Ministério; o retorno de informações sobre óbitos, cartórios, vínculos no RGPS, entre outras especificidades, obtidas com o cruzamento dos dados do RPPS com diversos sistemas sob a Gestão do próprio Ministério; e a modernização constante do sistema, que será mantido pela DATAPREV e disponibilizado no Portal Software Público.

O treinamento de técnicos da PMS será realizado já na próxima semana maio (12-15), em Brasília, e assim que retornarem, já assumirão a manutenção do sistema, que está sendo adaptado pela Cogel  às necessidades da PMS e estará em funcionamento pleno no final de maio.

Assessoria de Comunicação – Cogel, 12 de maio de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico