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Compartilhamento e cooperação: uma união de sucesso
A história do Sigad começou com o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão de documentos na Aeronáutica e no Exército Brasileiro. No ano de 2006, os líderes dos projetos verificaram que os requisitos dos sistemas eram semelhantes, diante disso, "definiram e formalizaram uma parceria de desenvolvimento do projeto com finalidades mais abrangentes do que apenas um gerenciador de documentos, mas contemplar a funcionalidade de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística e Documentos - Sigad", explicam Major Bernardo e Tenente Souto, do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília.
Em outubro de 2008, o Sigad foi disponibilizado no portal do Software Público. "A liberação do código do Sigad foi uma vitória para todos os militares que acreditam no movimento software livre, visto que já foram investidos mais de um milhão de reais na ferramenta. As autoridades de ambas as forças compreenderam a importância da colaboração entre as instituições públicas, já que os recursos investidos também são públicos", analisam Major Bernardo e Tenente Souto.
Atualmente, o sistema está na versão 2.5.06, com 55% do andamento do projeto entregue, sendo este utilizado em mais de 100 organizações do Exército e Aeronáutica. A aplicação está sendo desenvolvida em plataforma Web, utilizando linguagem de programação Java, banco de dados Postgrest e autenticação via Ldap. A implantação do sistema é relativamente fácil e flexível.
Principais funcionalidades da versão atual:
- Cadastro de pessoas com permissões diferenciadas;
- Cadastro de múltiplas contas;
- Confecção interna de documentos;
- Numeração de documentos por seção;
- Tramitação interna de acordo com as permissões;
Tramitação entre OM's.
Conheça as principais funcionalidades para as próximas versões:
- WorkFlow dentro da organização e entre as organizações;
- Assinatura digital;
Exportação do documento para o formato ODF e PDF.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 26 de março de 2009