• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Computação em Nuvem altera modelo de negócio de TI
Info

Notícias

notícias

General

Computação em Nuvem altera modelo de negócio de TI

Pensar a prestação dos serviços de tecnologia da informação de maneira semelhante à oferta de energia, água e telefonia, com o pagamento pelo uso. Esta é uma das mudanças que a Computação em Nuvem traz para o modelo de negócio no mercado de TIC.

A computação em nuvem não é algo propriamente novo. O termo já vem sendo utilizado desde a década de 90 do século passado. Mas é na atualidade que o conceito ganha força no mercado. De acordo com informações divulgadas pelo grupo Gartner, até 2012, 25% das compras de TI serão no novo modelo tecnológico e, até lá, todas as empresas que integram a lista das 500 maiores empresas do mundo, publicada pela revista Fortune, terão algum tipo de nuvem.

Em reconhecimento a este cenário, o Serpro, em conjunto com outras instituições, como a Dataprev, já articula o provimento de serviços públicos de governo ligados às TIC de maneira integrada e compartilhada em nuvem, por meio do Brasil Conectado. O projeto compôs a apresentação do Serpro no Seminário Cloud Computing, realizado neste dia 16/6, em Brasília-DF.

Suíte de Comunicação Expresso
No evento, o responsável pela Coordenação do Serviço Corporativo de Comunicação e Colaboração, em implantação na empresa, Marcos Melo, apresentou a suíte Expresso, produto que dará início ao projeto Brasil Conectado no Governo Federal. Com destaque para as várias funcionalidades e ferramentas: agenda, mensagens instantâneas, e-mail, serviços VoIP, workflow e outras, foi mostrado como a solução está aderente aos conceitos de computação em nuvem.

Escalabilidade, compartilhamento, acesso ilimitado aos serviços - com uso indispensável da internet e novas tecnologias móveis -, modelo de negócio simples com pagamento pelo uso e agilidade de contratação são os requisitos da inovação mercadológica. Para Melo, no entanto, a atuação do Estado vai exigir também a preocupação com massificação da banda larga e integração das redes de governo para que o cidadão usufrua os benefícios. “É preciso ainda popularizar o serviço, não basta estar disponível, mas também ser de simples acesso, com aplicação da Web 3.0 e da Web Semântica”, completa Marcos Melo.

Evolução contínua
A abertura do Seminário foi feita pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni. Para ele, o esforço da computação em nuvem é obrigatório, executado de forma integrada e cooperada. “Nossa atividade é manter um processo evolutivo constante tendo sempre a melhoria da gestão pública como foco”, declarou o gestor.

Vantagens e preocupações
Para o gerente nacional de Arquitetura de Soluções de TI da Caixa, Rodrigo Evangelista, a computação em nuvem proporciona ganhos de escalabilidade, redução de custos, agilidade, flexibilidade e sustentabilidade, com aplicação da chamada TI Verde. Contudo, algumas preocupações também aparecem, principalmente, relacionadas a privacidade e segurança, portabilidade entre provedores e formas de contratação pública.

Evangelista coloca um freio na onda que toma o mercado. É preciso saber quando a nuvem é boa para o negócio da empresa. Para isso, devem ser considerados fatores como a preparação para custos que variem com a demanda, existência de sazonalidade na atividade, definição do melhor prazo de contratação e o tipo de interface do serviço.

Inevitável
Ainda assim, consolida-se como inevitável aderir, de alguma maneira, ao novo modelo. A redução de custos com software, armazenamento, servidores e com pessoal para instalar, configurar e executar as operações, além da alta disponibilidade dos aplicativos, implícitos com a computação em nuvem, são as diversas vantagens que tornam obrigatória a reorganização das instituições neste campo de atuação.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 17 de junho de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico