• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Congresso discute aplicação de sistema para controle de custos
Info

Notícias

notícias

General

Congresso discute aplicação de sistema para controle de custos

O "I Congresso Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público", realizado na Esaf, em Brasília, discute o controle de custos do governo federal, com a utilização da nova versão do Sicgov, sistema da Secretaria do Tesouro Nacional, desenvolvido pelo Serpro.

Para o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, o Sistema de Informações de Custo do Governo Federal (Sicgov) faz parte de "uma forma inteiramente nova de se entender a contabilidade pública". A última versão da solução, que se destina ao controle de custos do governo federal, foi o tema de abertura do I Congresso Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.

Treinamento
Nelson Machado considera que, após a homologação do Sicgov, tem início "a parte mais difícil", que é o treinamento dos usuários. Segundo ele, já existem, na administração pública, 194 servidores capacitados, além de 31 órgãos com comitês de validação do sistema. Para o secretário-executivo, esse processo faz parte de uma forma inédita de se entender as contas públicas, uma abordagem que "procura avaliar a própria qualidade dos serviços governamentais". O Sicgov, segundo Machado, é resultado do esforço de três atores: "o apoio firme do Tesouro Nacional e do Ministério do Planejamento, além da experiência e competência técnica do Serpro".

Flexibilidade
A primeira palestra do evento foi uma apresentação do Sicgov pela superintendente do Serpro, Miyuki Abe, responsável pelo projeto. Para Miyuki, o sistema se destina a órgãos centrais de controle e executores de políticas públicas de qualquer um dos poderes. Ela explicou que a ferramenta reúne informações de três outros sistemas - o Siaf, Sigplan e Siape -, apresentando "flexibilidade no tratamento de informações e maior poder de análise de custos".

Durante a abertura, também estiveram presentes representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ministério da Fazenda, Controladoria Geral da União, Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Getúlio Vargas, além do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

O I Congresso Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público teve início hoje, 31, segue até o dia 2 de setembro, e acontece na Escola de Administração Fazendária, em Brasília. A programação do evento tem o objetivo de estimular a criação e consolidação de um ambiente de inovação, cooperação e de discutir a elaboração e a utilização de informação de custos no setor público. Acompanhe a transmissão do congresso através do serviço Assiste Serpro.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 31 de agosto de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico