General
Consegi 2013 traz programação para comunicadores

Na próxima terça-feira, 13, começa a sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). Desde o primeiro dia, o congresso traz em sua programação palestras e oficinas sobre temas relacionados ao universo da comunicação.
Na manhã do dia 13, às 11h, haverá a palestra “Como gerenciar a comunicação corporativa da sua empresa utilizando software livre”. O bate-papo será com o coordenador de comunicação social do Serpro, Carlos Marcos Torres, que vai mostrar que é possível criar produtos de qualidade, como uma revista institucional, a partir do uso de softwares livres e gratuitos - uma opção às ferramentas de mercado proprietárias e pagas.
Na terça-feira, às 14h, será a vez da palestra “Nova metodologia para portais: o caso Consegi”, com a gerente de design e sítios da Superintendência de Desenvolvimento do Serpro, Yara Athayde. Já na quarta-feira pela manhã haverá uma oficina para gestores de conteúdo web com Rafahela Bazzanella, que criou o portal da Câmara dos Deputados. Ambas vão explorar a construção de sites a partir de padrões visuais e de funcionalidades em Zope/Plone, uma tecnologia livre de gerenciamento de conteúdos que permite reduzir prazos, preços e melhorar a interface de sites.
Na terça-feira, às 15h, ocorre a oficina "Comunicação Livre”, com Cristina Brites, da Escola de Educadores Populares do DF e Entorno (Recid), e com Cristina Moreira, analista de Tecnologia da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Elas vão mostrar como usar rádios web, blogs e redes sociais e torná-los poderosos instrumentos de interação na rede mundial de computadores.
No Consegi, os profissionais de comunicação poderão ainda participar de uma atividade em um local diferente: o Ônibus Hacker. Nesse laboratório sobre quatro rodas acontecerá, na terça-feira, a oficina “Jornalismo e visualização de dados”, promovida pelo grupo Transparência Hacker. A proposta do grupo - formada por desenvolvedores web, jornalistas, designers, gestores públicos e indivíduos de todo o país - é transformar a imensa quantidade de dados governamentais em soluções tecnológicas que contribuam de fato para a vida das pessoas, gerando empreendedorismo, transparência e mais participação política.
O VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico é gratuito e está com inscrições abertas .