• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Consegi discute cooperativismo social e tecnológico
Info

Notícias

notícias

General

Consegi discute cooperativismo social e tecnológico

O segundo dia de atividades do Consegi 2009 teve início com um debate sobre Economia Solidária.

O secretário nacional de economia solidária do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, Dione Manetti, iniciou sua apresentação afirmando que a criação da secretaria significa uma mudança expressiva nas políticas públicas de trabalho e emprego que visam a geração de renda e a garantia de direitos de cidadania da população menos favorecida. Manetti falou do Projeto Cirandas.Net, rede social estruturada com trabalhos de economia solidária que já mapeou, até o momento, mais de 20 mil empreeendimentos organizados. "A economia solidária é uma prática socioeconômica ampla e significativa, onde os trabalhadores têm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais é feito de forma responsável e consciente. O Programa Economia Solidária em Desenvolvimento, do MTE, tem o desafio de implementar políticas que estendam ações de inclusão, proteção e fomento aos trabalhadores que participam de formas alternativas de organização do mundo do trabalho", comentou o secretário.

A Cooperativa de Tecnologia e Soluções Livres - Tecnolivre de prestação de serviços de informática, formada a partir de 2006 com apoio da Universidade Federal de Lavras, foi apresentada pelo seu diretor, Ramon Simões Abílio. Ele falou dos desafios para consolidar a cooperativa que elabora, desenvolve e implementa soluções tecnológicas livres para os mais variados setores da academia, indústria, comércio e serviços.

Veronica Xhardez apresentou a Elvex, cooperativa de software livre argentina dedicada a desenvolvimento de softwares livres e que trabalha com a gestão do conhecimento relacionado conectividade e criatividade. Consultorias, busca de soluções, inovações incrementadas em produtos livres, projetos em robóticca são algumas das ações trabalhadas pela Elvex. Ela mencionou que, hoje, as cooperativas se organizam em fóruns e redes de colaboração solidária em todos os lugares e que vêm conseguindo importantes conquistas de apoio nas diferentes esferas de governo.

Informação é a base da economia atual
O co-fundador da Associação de Fomento à Economia Solidária da UFBA, Vicente Aguiar, disse que estamos vivendo a era do capitalismo informacional, a era dos bens intangíveis. "Hoje duas commodities estão em ascensão: software e informação. São as ações mais valorizadas no mercado. Desta forma, as cooperativas de software livre têm que oferecer desenvolvimento de SL para garantir inclusão de empresas, ONGs e governos. Ampliar o potencial criativo do Brasil é o grande diferencial de solidificação das cooperativas," disse Aguiar, que encerrou com citando o professor de direito da Universidade da Columbia/NY, Eden Moglen: "a economia do século XXI é sustentada por software. O software é elemento tão fundamental para o desenvolvimento econômico no século XXI quanto foi a produção de aço no século XX".

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 27 de agosto de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico