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Consegi discute modelos de gestão para telecentros
No Brasil existem mais de 5 mil telecentros, de acordo com dados do Observatório Nacional de Inclusão Digital - ONID, e o interesse desse painel, que acontece no Consegi 2008, é iniciar um processo de análise que possa trazer um novo modelo de aplicação para gestão desses espaços de conectividade.
De acordo com Antônio Miranda, do Serpro, é fundamental debater padrões de interoperabilidade de ferramentas, aplicativos e gestão para as iniciativas de inclusão digital. "Essa é uma discussão técnica, mas não sobre adoção de plataformas, e sim sobre modelos, padrões e cooperação dos diversos projetos em torno de um bem comum", analisa.
Os participantes apresentaram os modelos utilizados em suas instituições e discutiram sobre o desafio de tornar os telecentros em ambientes efetivos de treinamento e inclusão, ao invés de simples espaços com acesso à rede, já que seu objetivo principal é promover inclusão social e favorecer o desenvolvimento sustentável.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 29 de agosto de 2008