• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

Consulta pública vai discutir o Guia de Gestão de Processos

Conheça e participe do processo que busca fortalecer e melhorar as ações de gestão de processos do governo federal.

O Guia de Gestão de Processos de Governo, documento que integra os padrões de interoperabilidade da e-PING, está em consulta pública até o dia 15 de julho de 2011. O Guia é composto de duas partes, a primeira consiste em orientações metodológicas de suporte à gestão de processos e evolução dos mesmos. A segunda foca na contratação de serviços de modelagem de processos, indicando boas práticas.

Marcus Vinicius da Costa, gestor da área de integração de dados e processos do Serpro, explica que a importância do documento é trazer um conjunto de conceitos de gerenciamento de processos de negócios que visa dar suporte à gestão aos diversos órgãos do governo, na expectativa de disciplinar o tema na Administração Pública. O gestor destaca outra vantagem do documento: "o Guia ainda permite corrigir um sério diagnóstico realizado no âmbito da GesPública, de que as várias iniciativas conduzidas no governo relacionadas à gestão de processos de negócio carecem de integração, dificultando ou impossibilitando o compartilhamento de resultados nos moldes de cadeias de valor intra e entre instituições".

Colaboração
O documento será utilizado para apoiar a Gestão de Processos no Governo, razão pela qual o Estado busca a participação da sociedade para melhoria do Guia. O interessados em colaborar podem acessar o formulário eletrônico disponível no endereço http://www.governoeletronico.gov.br e enviar sugestões. Outra forma de cooperar com o Guia é através de carta, fax ou e-mail. Saiba mais informações.

A motivação do governo ao buscar o apoio da sociedade para a construção desse documento baseia-se também no Decreto 6.932/2009, conhecido como "Decreto Cidadão". O gestor analisa que as premissas do documento são focadas no reuso de dados e integração, como forma de viabilizar e garantir integridade, atualidade e legalidade das informações dos processos do governo, o que alicerça a desburocratização. "A Carta de Serviços ao Cidadão estabelece o compromisso do governo federal com a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos ou entidades, o que gera a obrigatoriedade da aplicação de pesquisas periódicas de satisfação junto aos usuários. Sendo assim, viabilizar essa discussão é buscar o efetivo atingimento dos objetivos governamentais", analisa Costa.

Elaboração
O Guia é resultado do trabalho conjunto do Serpro, Secretarias de Gestão (Seges) e de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), no âmbito do GT 5 – Áreas de Integração para o Governo Eletrônico (e-PING) e do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 7 de junho de 2011

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico