• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Contratações e qualificação de servidores impulsionam a TI pública
Info

Notícias

notícias

General

Contratações e qualificação de servidores impulsionam a TI pública

Em 2010, o Ministério do Planejamento contratou 230 analistas de informática por concurso público e requalificou mais de 500 profissionais para atuarem em tecnologia da informação nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Nos dias 19 e 20 de julho, gestores de TI dos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas de TI, sociedades de economia mista, universidades, representações de estados e de órgãos de controle reuniram-se na Esaf, em Brasília, para o seminário "Tecnologia da Informação e Comunicação: Agregando valor à Ação Governamental". A promoção do evento foi da Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento.

Segundo Nazaré Bretas, diretora do Departamento de Integração de Sistemas de Informação da SLTI, o evento vem se repetindo com o objetivo de revisar as metas estabelecidas para a própria secretaria e órgãos vinculados, um ajustamento entre a ação empreendida e as necessidades futuras.

A diretora destaca que, em 2008, apenas dois órgãos, dentre ministérios, autarquias e fundações, possuíam em funcionamento comitês de tecnologia da informação. "Isto demonstrava falta de espaço para a ordenação das necessidades de informática, gerando redundância, ausência de padrões e custos desnecessários", aponta a diretora. 

Trabalho em rede será o diferencial
A criação da Instrução Normativa 4, que trata das contratações de tecnologia da informação, e o reforço das equipes de especialistas em informática estão mudando este cenário. Nazaré Bretas esclarece que hoje a quase totalidade de órgãos possui comitês em funcionamento, e que o grande passo está por vir, com o treinamento de 200 profissionais que já trabalhavam nos diversos órgãos, passaram por concurso e agora recebem gratificação específica de TI. Esta equipe foi reforçada com a contratação de  230 analistas de TI, via concurso público no início de 2010.

A atuação destes servidores será de gestão nos órgãos onde estão alocados, para a criação de sistemas de informação mais eficazes. "Acreditamos que, seja em segurança da informação, uso de padrões abertos, acessibilidade de sites ou qualquer dos temas que represente boas práticas de uso da tecnologia da informação, avançaremos bastante daqui para frente", finaliza Nazaré Bretas.

Paulo Roberto Pinto, coordenador-Geral de Inovações Tecnológicas da SLTI, foi um dos professores no Programa de Desenvolvimento de Gestores de TI, curso realizado em parceria com a Enap. Ele esclarece que cada um dos servidores recebeu 152 horas de treinamento, preparando-os para atuarem como gestores e consultores. "A proposta é que o grupo trabalhe em rede, na criação de termos de referência, na governança de TI, padronização e consultoria sobre elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação", explica o coordenador.

Dentre os participantes do evento, vários afirmaram que a existência de uma carreira de gestores de TI dentro dos órgãos qualificará inclusive o trabalho das estatais como Serpro e Dataprev, com melhorias na interlocução e na formatação de demandas dos clientes.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 21 de julho de 2010

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico