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Contratações e qualificação de servidores impulsionam a TI pública
Nos dias 19 e 20 de julho, gestores de TI dos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas de TI, sociedades de economia mista, universidades, representações de estados e de órgãos de controle reuniram-se na Esaf, em Brasília, para o seminário "Tecnologia da Informação e Comunicação: Agregando valor à Ação Governamental". A promoção do evento foi da Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento.
Segundo Nazaré Bretas, diretora do Departamento de Integração de Sistemas de Informação da SLTI, o evento vem se repetindo com o objetivo de revisar as metas estabelecidas para a própria secretaria e órgãos vinculados, um ajustamento entre a ação empreendida e as necessidades futuras.
A diretora destaca que, em 2008, apenas dois órgãos, dentre ministérios, autarquias e fundações, possuíam em funcionamento comitês de tecnologia da informação. "Isto demonstrava falta de espaço para a ordenação das necessidades de informática, gerando redundância, ausência de padrões e custos desnecessários", aponta a diretora.
Trabalho em rede será o diferencial
A criação da Instrução Normativa 4, que trata das contratações de tecnologia da informação, e o reforço das equipes de especialistas em informática estão mudando este cenário. Nazaré Bretas esclarece que hoje a quase totalidade de órgãos possui comitês em funcionamento, e que o grande passo está por vir, com o treinamento de 200 profissionais que já trabalhavam nos diversos órgãos, passaram por concurso e agora recebem gratificação específica de TI. Esta equipe foi reforçada com a contratação de 230 analistas de TI, via concurso público no início de 2010.
A atuação destes servidores será de gestão nos órgãos onde estão alocados, para a criação de sistemas de informação mais eficazes. "Acreditamos que, seja em segurança da informação, uso de padrões abertos, acessibilidade de sites ou qualquer dos temas que represente boas práticas de uso da tecnologia da informação, avançaremos bastante daqui para frente", finaliza Nazaré Bretas.
Paulo Roberto Pinto, coordenador-Geral de Inovações Tecnológicas da SLTI, foi um dos professores no Programa de Desenvolvimento de Gestores de TI, curso realizado em parceria com a Enap. Ele esclarece que cada um dos servidores recebeu 152 horas de treinamento, preparando-os para atuarem como gestores e consultores. "A proposta é que o grupo trabalhe em rede, na criação de termos de referência, na governança de TI, padronização e consultoria sobre elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação", explica o coordenador.
Dentre os participantes do evento, vários afirmaram que a existência de uma carreira de gestores de TI dentro dos órgãos qualificará inclusive o trabalho das estatais como Serpro e Dataprev, com melhorias na interlocução e na formatação de demandas dos clientes.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 21 de julho de 2010