General
Cursos a distância do Serpro são utilizados em políticas de inclusão digital

Cursos do Serpro disponibilizados para downloads, licenciados em Creative Commons, já estão sendo utilizados em políticas públicas de inclusão digital. Elaborados pela Universidade Corporativa Serpro (UniSerpro), funcionam no formato de educação a distância, por meio da instalação do Moodle, uma plataforma livre de aprendizagem, nos computadores dessas organizações.
O conteúdo vem sendo utilizado para a capacitação de monitores de telecentros nas prefeituras de Vitória e Petrópolis (Rio de Janeiro) e no Instituto Trilha da Arte e Educação (ITAE), da cidade de Parati, também no Estado do Rio. O Instituto utiliza conteúdo do curso para treinar também a própria comunidade, disseminando o conhecimento adquirido.
O município de Petrópolis conta hoje com 39 Centros de Inclusão Digital (CID) e, de acordo, com o diretor da secretaria de ciência e tecnologia do município, Abner Feital, todo o projeto tem como foco as comunidades em desigualdade social. O objetivo principal é acabar com o analfabetismo digital: “Nossa intenção é evoluirmos para a criação de um convênio de cooperação para desenvolvimento das ações, que permita, no futuro, servir como modelo para outras prefeituras.”
Para Carlos Henrique Machado Pinto, da UniSerpro, a ideia do projeto é a de inclusão sociodigital: “Não se trata apenas de ensinar informática para pessoas em risco social e sim dar a elas condições de transformar a sua realidade e a de sua comunidade”, explica.
Os cursos possuem conteúdos variados que vão desde a introdução ao uso de novas tecnologias como “Sensibilização para o uso do software livre” e “Usando Software Livre”, até os mais avançados como “Fundamentos da Linguagem PH5” e “Introdução à Linguagem Java”, passando também por assuntos de interesse geral como: “Água para todos”, “Primeiro Emprego” e “Ética na Escola”.
Acesso aos cursos
É possível fazer o download dos cursos . Para isso é preciso ter a plataforma livre Moodle. Os cursos foram desenvolvidos na versão 1.9.7 e operam perfeitamente nas versões 1.9.x, acima da 1.9.7. Porém não funcionam em versões anteriores ou no Moodle 2.0.
Escola de Inclusão Sócio Digital
Um dos principais projetos de inclusão digital do Serpro é a Escola de Inclusão Sócio Digital, no qual basta o usuário se cadastrar para receber o conteúdo dos cursos a distância da UniSerpro. É possível também para prefeituras e setores da sociedade civil organizada cadastrarem turmas no formulário de cadastro, assim como acompanhar o desempenho delas.