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Delegação chinesa visita o Serpro

A comitiva busca referências tecnológicas no país
Ao todo, 22 representantes do governo e de cidades chinesas conheceram o Serpro
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por Comunicação Social do Serpro - São Paulo — 17 de outubro de 2013

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro) recebeu a visita de uma delegação chinesa em São Paulo. A comitiva, liderada pelo representante do Centro de Informações do Estado (SIC), soma 22 pessoas, entre representantes do governo central da China e de grandes cidades e províncias chinesas. A agenda no país inclui passagem por vários estados - Rio de Janeiro, Brasília, Foz do Iguaçu e São Paulo. O grupo busca referências tecnológicas junto às empresas de TI das esferas federal, estadual e municipal.

"O nosso objetivo é conhecer a linha de informatização do governo e os projetos atuais, e também fazer um intercâmbio de informações", explica o líder da delegação Zhou Min, diretor-geral do Departamento de Serviço Técnico Público do SIC. Zhou Min menciona que o Serpro tornou-se uma referência para a China. Não é a primeira vez que delegações desse País visitam a empresa.

"O Serpro nasceu da necessidade do Ministério da Fazenda em controlar a tributação federal", situa José Edson Marinho, representante regional da Superintendência de Centro de Dados. "Com o tempo, a expertise adquirida e o aumento de demandas, passou a prover outros segmentos de governo com soluções estruturadoras", complementa o gerente regional.

Sobre os projetos atuais, foram destacadas à comitiva algumas soluções implantadas pelo Serpro recentemente. "Em setembro, foi inaugurada a primeira nuvem do governo com o projeto Cidades Digitais. O ambiente inclui sistemas de ouvidoria, gestão de saúde básica, educação, gestão escolar e suíte de comunicação", explica José Sartori, representante regional da Superintendência de Operações.

Outro desafio apresentado ao Serpro pela presidente Dilma Roussef é a implantação do Expresso V3 em todos os órgãos da administração pública federal, a partir de novembro. "O Expresso é uma suíte de comunicação desenvolvida em software livre que vai possibilitar uma troca de mensagens seguras para todo o governo federal", explica Sartori.

A comitiva também foi recebida pelos gerentes regionais da Superintendência de Gestão de Serviços, Raphael Correali e Hamilton Galvão, que apresentaram o Centro de Comando e a Central de Serviços Serpro, respectivamente.

Regional recebe visita da Ditec
Na última semana, o Serpro também recebeu a visita do cliente Receita Federal do Brasil (RFB) em São Paulo. Representantes da Divisão de Tecnologia da Superintendência Regional da RFB/8ª RF conheceram o Centro de Comando do Serpro, além de outras áreas de interesse que também integraram o roteiro.

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