• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

Depois da urna eletrônica, votação pode chegar ao celular

Em todas as áreas que atendem à sociedade civil as inovações tecnológicas estão presentes em maior ou menor grau, dependendo, claro, de recursos financeiros disponíveis e da região. Saúde, segurança pública, emissão de documentos oficiais como carteira de identidade e passaporte e educação são alguns exemplos.

Há projetos em andamento como a automação para controlar passagem nas fronteiras via biometria, que promete maior segurança e menos fila. O processo eleitoral com a urna eletrônica, que já é moderno, está em processo evolutivo. Já se estuda a possibilidade de que o voto seja transmitido via celular. “Com esse projeto que supera problemas temporais e geográficos, o cidadão vota de casa ou de qualquer lugar do mundo”, defende Hugo Hoeschl, da Abep.

Avanços já foram conquistados – a exemplo do controle de fronteiras-, porém, há muito por fazer. É preciso construir um banco de dados único, com rápida extração de informações do governo que estão espalhadas pelas autarquias e instituições. “Com um banco de dados civil único, é possível tirar todos os documentos via Internet ou telefone, com assinatura digital”, propõe do deputado Federal Julio Semeghini.

A troca de informações entre os órgãos será fundamental para ofertas de serviços. O projeto Democracia Direta Digital, ou Super Democracia, engloba um conjunto de tecnologias como Internet, caixa eletrônico. “Os sistemas devem se adequar ao indivíduo e não o contrário”, diz Nivaldo Cunha, do Serpro, que citou como referência o Portal Cidadão, implementado na França.

Outra área que pode agilizar a vida das pessoas é a informatização e colaboração das informações que compõem as declarações do imposto de renda. Com todas as informações cruzadas, a Receita Federal saberá quanto cada um recebe, quanto foi deduzido e quanto cada um gasta. A busca é por um novo modelo do Estado, com base tecnológica.

O estado do Maranhão se beneficia da colaboração com seus pares para vencer lacunas. “Criamos um modelo de governança e hoje temos um pacote integrado de serviços para a população”, conta Marcelo Silva, da Seati. Há soluções de infra-estrutura até projeto de telemedicina, em cooperação com a Universidade Federal do Maranhão. “Estamos treinando os professores em novas pedagogias e na inclusão digital.

“Usar o cartão do cidadão para saques parcelados (antes somente era possível retirar todo benefício de uma só vez) já é utilizado por 20% dos usuários de baixa renda”, conta Clarice Coppetti, da CEF, que realiza 330 milhões de transações ao mês, sendo 120 milhões de serviços bancários.

Participaram do painel da Futurecom 2008 intitulado Governo digital: inovando serviços públicos para as redes de cidadania, Alberto Lemos Araújo, da Bull; Clarice Coppetti, da CEF; Hugo Hoeschl, da Abep; Nivaldo Cunha, do Serpro; Leão Carvalho, da Prodesp; Marcelo Silva, da Seati (MA); Paulo Cesar Coelho, da Proderj, Renato Guerreiro, da Guerreiro Consulting e do deputado federal Julio Semeghini, com mediação foi do jornalista Gilberto Dimenstein.

Decision Report, Irene Barella, 30 de outubro de 2008 

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico