• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Dilma assina Marco Civil da internet
Info

Notícias

notícias

General

Dilma assina Marco Civil da internet

Texto será encaminhado em breve ao Congresso. Anúncio ocorreu durante seminário na Câmara dos Deputados sobre segurança digital e cidadania, que debatia a PL 84/99, conhecida como Lei Azeredo. Diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, foi um dos painelistas.

No início do último painel do seminário “Segurança digital e cidadania”, realizado ontem, 24/8, na Câmara dos Deputados, o governo federal confirmou a assinatura do Marco Civil da Internet pela presidenta Dilma Rousseff. O texto torna-se um anteprojeto de lei após três anos de discussão e consultas públicas organizadas pelo Ministério da Justiça. O documento regulatório de direitos e deveres na web era uma defesa constante dos ativistas da internet, juristas e representantes dos consumidores do país.

Os parlamentares brasileiros, então, passam a discutir o Marco Civil da Internet ao invés da PL 84/99, a Lei Azeredo, que tipifica os cibercrimes. O projeto de Lei de 1999 é criticado por criminalizar condutas comuns dos usuários da rede. Nos debates de ontem, as discussões mostraram que o projeto é ainda polêmico e poderá trazer insegurança jurídica ao país.

Ineficácia da guarda dos registros de navegação na internet

No quarto painel “Economia e segurança” do seminário, o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, questionou a guarda de logs. De acordo com o PL 84/99, os registros de navegação na internet de todos os brasileiros ficariam arquivados por três anos. Além da lógica invertida, de vigiar a todos por conta de um mínimo percentual de infratores do ciberespaço, Mazoni acredita que, no cenário internacionalizado, a guarda não resultará, de fato, em maiores possibilidades de se chegar aos criminosos virtuais.

Outros painelistas compararam a retenção destas informações na internet com a telefonia, que arquiva dados que podem ser solicitados pela Justiça: os denominados grampos legais. Contudo, para Mazoni, “a tecnologia da telefonia é orientada à conexão, à bilhetagem, enquanto a internet não. A estrutura da rede é um datagrama”.

O diretor-presidente do Serpro também destacou que o Serpro iniciou a migração dos sítios web administrados pela empresa para o IP Versão 6 (IpV6). A atual versão, IpV4, permite a utilização de IP dinâmico, o que dificulta o rastreamento de ações indevidas como as de negação de serviço, pichação de sítios web e o roubo de dados protegidos, situação que deverá ser corrigida na nova versão.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 25 de agosto de 2011

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico